Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR conclui CFC e CESD
Início do conteúdo da página

23 militares concluíram o Curso de Formação de Cabos e o Curso de Especialização de Soldados

Na tarde de terça-feira (12/02), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou a solenidade de conclusão dos Cursos de Formação de Cabos e de Especialização de Soldados. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola, Coronel Aviador Mauro Bellintani, e encerrou as atividades dos cursos, que tiveram duração de cinco semanas. Estiveram presentes, familiares dos formandos, além de chefes e comandantes das unidades da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

O Comandante da EPCAR, em seu discurso, destacou a importância da atuação destes militares em suas novas funções, contribuindo para o cumprimento das missões de cada unidade da GUARNAE. “Parabenizo toda a equipe de instrutores, monitores e coordenação que propiciaram que na tarde de hoje tenhamos a plena convicção das capacidades que cada um destes militares agora se apresentam. Há o aumento da responsabilidade e, também, o aumento do que se espera de cada um. Continuem ávidos e que possam, com mais conhecimento adquirido, contribuir com a missão que desenvolvemos aqui em Barbacena. Parabenizo aos concludentes, desejando sucesso na carreira e que mantenham este mesmo empenho, aproveitando a oportunidade nos diversos processos seletivos disponibilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB)”, discursou.

Este momento teve um caráter especial para Sérgio Sacramento de Paula, suboficial da reserva da Aeronáutica e que acompanhou de perto a promoção de seu filho à graduação de Cabo, relembrando sua carreira vivida na FAB. “É um grande orgulho! Uma satisfação enorme! Agradeço a Deus por ver meu filho galgando os degraus hierárquicos da Força Aérea, como vivi há alguns anos. Desejo toda felicidade do mundo a ele”, concluiu. Este filho a que ele se referiu, é o agora Cabo Felipe Augusto de Paula, que comentou a felicidade da promoção e o que espera na nova graduação. “É muito gratificante ter sido promovido após a conclusão do curso. Eu sempre almejei estar aqui e já são seis anos de FAB. Meus pais sempre me ensinaram valores de boas condutas e ética para que eu seja uma pessoa honesta e aqui, no quartel, esses valores são ratificados. Minha expectativa é sempre melhorar, ajudar os companheiros e tornar realmente verdadeiro tudo o que nos foi ensinado”, afirmou. A família conta, ainda, com mais uma militar: Alessandra Silva de Paula Rosa, sargento que atua no Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ).

Durante a cerimônia, além do canto do Hino Nacional, foram premiados os primeiros colocados de cada curso e, todos os concludentes, receberam seus certificados de conclusão das mãos das autoridades presentes. Agora, os 23 novos cabos e soldados especializados atuarão na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, no Grupamento de Apoio de Barbacena e no Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), unidades que compõe a Guarnição de Aeronáutica da cidade de Barbacena, ostentando as divisas que lhe foram impostas pelos familiares.

O curso

O Curso de Formação de Cabos (CFC) bem como o Curso de Especialização de Soldados (CESD), com duração de cinco semanas, tem como objetivo proporcionar aos militares experiências de aprendizagem que os capacitem a empregar os equipamentos e o ferramental próprios da sua especialidade, conforme prática-padrão; aplicar as normas de higiene e segurança do trabalho; orientar os soldados na racionalização dos meios disponíveis; conhecer publicações técnicas inerentes à especialidade; observar as normas éticas; executar as tarefas previstas com demonstração de amor, dedicação à Pátria e à Força Aérea; identificar a importância dos valores e virtudes da carreira militar.

Para tal, o curso é constituído por três fases: estudo individual, estágio prático na especialidade e prova teórica. Para conclusão, com aproveitamento, requer-se do discente um grau mínimo de 6 pontos.


Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Valentim
 
Fim do conteúdo da página