Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias da EPCAR > 185 novos alunos da EPCAR recebem platinas
Início do conteúdo da página

Solenidade foi marcada pela emoção da assunção dos 185 estagiários a condição de alunos da “Nascente do Poder Aéreo” conjuntamente à despedida do serviço ativo do Coronel Carvalho, após mais de 32 anos de serviço ativo na FAB

 

A manhã desta sexta (08/02) ficará marcada para todos àqueles que estiveram presentes na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena / MG. No pátio de formaturas da Escola, foi realizada a solenidade militar que marcou o término do Estágio de Adaptação à Atividade Militar (EAM) dos estagiários do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR 2019) com entrega de platinas. Centenas de pessoas, entre familiares e autoridades, assistiram a uma emocionante solenidade de assunção dos 185 novos alunos que compõe o Esquadrão Sabre – denominação escolhida pelos alunos como nome da turma. A solenidade foi presidida pelo Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, acompanhado pelo Comandante da EPCAR, Coronel Aviador Mauro Bellintani.

Desde o dia 19 de janeiro, quando ingressaram oficialmente nos portões da EPCAR, os jovens estagiários foram submetidos a uma intensa rotina de instruções sobre conduta militar, ordem unida, atividades físicas e regulamentos da Aeronáutica. Estas atividades visam proporcionar aos novos alunos o desenvolvimento de valores éticos e morais inerentes à vida militar e ao cidadão, com base nos princípios de hierarquia e disciplina.

Para a mineira de São João Del Rei, Fabiane Mayra Ramos, primeira colocada do CPCAR 2019, o EAM foi um período de muita dificuldade e aprendizado para todos os integrantes do esquadrão. “Foi muito tempo de estudo e dedicação para chegar até aqui, incluindo a parte médica e física. Passamos pelo período de adaptação, que não foi fácil para ninguém e aprendemos a viver juntos. Conseguimos nos formar e agora compomos o primeiro esquadrão da EPCAR, com platina. Iremos cada vez mais nos aperfeiçoar e todos juntos, seguiremos para a academia da Força Aérea”, afirmou. A aluna Mayra é a primeira candidata do sexo feminino, na história do processo seletivo, a ser aprovada na primeira colocação.

“É muito emocionante! Só tenho que agradecer a Deus e a ela pela dedicação nos estudos”, declarou o pai da aluna Mayra, Fábio Francisco Ramos. Já para a mãe, Silmara do Carmo Silva Ramos, a certeza de que a EPCAR trará bons frutos para a vida pessoal e profissional da filha é fato certo, visto que outros dois filhos já foram alunos da Instituição. “Nós conhecemos esta Escola, nós sabemos que é uma escola importante na formação destes meninos. Temos outros dois filhos que já se formaram aqui. É um orgulho e um prazer imenso vê-la realizando este sonho. Tenho certeza que a FAB também recebe uma menina exemplar”, concluiu, emocionada.

O Comandante da EPCAR, no primeiro dia da adaptação, foi o responsável por recepcionar, um a um, cada estagiário no prédio do Comando. A partir daí, acompanhou cada passo da adaptação e assistiu hoje o encerrar de dias intensos de preparação dos novos integrantes do Corpo de Alunos: “É uma emoção muito grande nesta data marcante, onde um ciclo se renova. Estes 185 alunos tem esta nobre tarefa de manter as tradições de nossa Escola, de manter a vibração em cada olhar, com esse brilho que nos contagia. O simbolismo destas datas é fundamental para que mantenhamos esta chama sempre acesa”, concluiu.

A emoção dos familiares em ver seus filhos fardados pela primeira vez foi compartilhada com o Coronel Aviador José Mauro Carvalho da Costa, que, opostamente, vestiu sua farda pela última vez, após mais de 32 anos de serviços dedicados à Força Aérea Brasileira. Piloto de asas rotativas, o Coronel Carvalho conseguiu raro feito para um oficial pertencente ao efetivo da EPCAR: comandou o Corpo de Alunos e também chefiou a Divisão de Ensino – seu último cargo. Estes são considerados os dois pilares fundamentais para a formação do aluno. “Eu posso dizer que me sinto honrado e feliz porque o meu último dia na carreira foi perante a tantas pessoas e num dia tão importante para a FAB: o nascimento, a chegada de uma nova turma que terá a oportunidade de exercer muitas atividades que contribuirão para o progresso e para o crescimento do nosso país. Que eles possam lutar, acreditar e praticar somente coisas certas para a construção de uma sociedade melhor”, encerrou.

Ao término da solenidade, marcada por fortes emoções com a chegada de novos alunos e com a despedida de um oficial, a tropa mais jovem da Força Aérea desfilou em continência ao Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino e o Esquadrão Sabre, entoou, pela primeira vez na condição de alunos da EPCAR, o seu grito de guerra, levando os familiares às lágrimas.


Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Valentim
 
Fim do conteúdo da página