Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias da EPCAR > No Dia da Infantaria, EPCAR forma mais uma turma de soldados
Início do conteúdo da página

29 novos soldados fizeram juramento à Bandeira Nacional na solenidade militar que marcou a Conclusão do Curso de Formação de Soldados e o Dia da Infantaria

No dia 11 de dezembro é comemorado o Dia da Infantaria da Aeronáutica e, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), a manhã desta terça-feira (11/12) se tornou ainda mais marcante, pois foi realizada a Solenidade Militar de Conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSd). O Comandante da EPCAR, Coronel Aviador Mauro Bellintani, presidiu a cerimônia que também fez alusão ao Dia da Infantaria.

Durante os últimos quatro meses, os integrantes da Turma Ares, receberam instruções divididas em duas fases: adaptação e especialização. O período de adaptação, nas semanas iniciais, é destinado à adaptação à conduta militar, bem como ao ambiente da caserna. O período de especialização é destinado à instrução básica, constituída de instruções cívicas, bélicas e de infantaria. O soldado Caio Antony Pires da Silva esta oportunidade fará a diferença em sua vida. “Seja continuando na Força Aérea ou em qualquer outra profissão, este período faz diferença na vida de qualquer um que participa, pois podemos aprimorar a disciplina, a dedicação e o respeito”, afirmou, orgulhoso, o primeiro colocado do curso.

É muito importante que a formação e a capacitação dos nossos recursos humanos, como no caso dos soldados, seja a mais qualificada possível, visando atuações nas mais diversas esferas”, disse o Comandante do Esquadrão de Segurança e Defesa de Barbacena (ESD-BQ), Capitão de Infantaria Guilherme Oliveira Kavgias, salientando que os militares podem atuar em situações de perigo real, como tem ocorrido nas missões da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), no Rio de Janeiro (RJ). “Vivemos um cenário onde as Forças Armadas estão sendo cada vez mais empregadas e devemos preparar muito bem os nossos militares para que eles tenham vontade, condição e conhecimento para cumprir as missões que lhe forem confiadas”, afirmou.

Para Dênis José Antônio de Souza, pai do soldado Renan Felipe de Souza, eleito como “recruta padrão”, é um momento muito especial pois o mesmo também já serviu na EPCAR. “Estou feliz e orgulhoso pela homenagem a meu filho como militar padrão. Ele sempre se manteve motivado e dedicado durante o curso. Hoje passa um filme em minha cabeça. Há 23 anos era eu quem estava vivendo este momento, me formando. Espero que ele siga a carreira na Força Aérea”, concluiu, emocionado.

O Comandante da EPCAR, fez questão de enaltecer a necessidade de que os mesmos honrem a farda e o compromisso assumido, mantendo-se firmes na postura ensinada durante o exigente curso de formação. “O compromisso assumido perante a Bandeira Nacional, perante a tropa e perante seus familiares e amigos representa muito além do que simples ritual simbólico, significa uma postura patriótica de voluntarismo e abnegação, na qual os interesses nacionais se sobrepõem às vontades pessoais”, afirmou o Coronel Bellintani, em seu discurso direcionado aos concludentes.

Na solenidade, que também marcou o Dia da Infantaria da Aeronáutica, foi lida a Ordem do Dia do Comandante de Preparo, Tenente Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral alusiva à data comemorativa. Em Barbacena (MG), na última semana, o Esquadrão de Segurança e Defesa também promoveu, além de eventos esportivos, competições operacionais relacionadas às atividades da Infantaria, como tiro, corrida com 10° uniforme e cabo de guerra.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Leopoldo / Sgt Domingos
 
 

 

Fim do conteúdo da página