Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias da EPCAR > DIRENS, AFA e EPCAR debatem a formação militar
Início do conteúdo da página

 

Encontro reuniu as principais equipes de atuação da formação militar e acadêmica

Entre os dias 09 e 11 de outubro, aconteceu na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), a visita do Diretor de Ensino da Aeronáutica e do Comandante da Academia da Força Aérea (AFA), com suas respectivas comitivas, visando o debate sobre os principais procedimentos de atuação na formação militar e acadêmica das duas Unidades Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Para o Major Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, o encontro mostra a preocupação da Força Aérea em propiciar uma formação cada vez mais qualificada aos alunos e cadetes: “Reunirmos aqui, em Barbacena, os principais atores da formação militar e acadêmica da EPCAR e da AFA é um indicativo de que a preocupação com a melhoria da qualidade do ensino está cada vez mais latente na Força Aérea Brasileira. Tratamos puramente da formação de nossos militares, estritamente de assuntos de ensino, através de discussões, debates e propostas de altíssimo nível, que certamente engrandecerão e refletirão em uma formação mais qualitativa e continuada”, afirmou o Diretor de Ensino da Aeronáutica.

Durante o encontro foram feitas apresentações do Comando da EPCAR, do Comando da AFA e da Diretoria de Ensino. Pelo Corpo de Cadetes da AFA (CCAER), fizeram explanações o Comandante do CCAER, o Comandante do Esquadrão da AFA 2019, as Seções de Doutrina, de Instrução Militar e de Psicologia, instruindo sobre temas mais relacionados com a formação militar e com o processo de formação de valores dos cadetes. As Divisões de Ensino da AFA e da EPCAR abordaram temas da rotina acadêmica dos cadetes e alunos, respectivamente, visando um trabalho continuado para uma melhor formação dos militares das Instituições.

O Comandante da EPCAR, Coronel Aviador Mauro Bellintani, fez uma avaliação muito positiva do encontro e vislumbra que os frutos do encontro se refletirão em avanços na área de ensino da Aeronáutica. “A oportunidade de interação dos diversos setores envolvidos no processo de educação continuada foi explorada ao máximo, em prol do objetivo de melhor formar os futuros líderes da Força Aérea”, concluiu o oficial, ratificando que a escola sede do encontro se sentiu muito honrada em receber as delegações envolvidas e seus respectivos líderes.

No encerramento do encontro, foram realizadas reuniões setoriais, onde cada ramificação da formação debateu os temas específicos de forma clara e concisa, apresentando as realidades vivenciadas e buscando soluções para a melhoria desejada na formação. Os envolvidos participaram, ainda, da Cerimônia Militar de Passagem de Serviço de Aluno de Dia ao Corpo de Alunos da EPCAR.

Fonte: Seção de Comunicação Social da EPCAR, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos
 

 

Fim do conteúdo da página