Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Desfile marca comemorações do Dia da Independência
Início do conteúdo da página

Desfile contou com a participações de instituições militares e civis, além de escolas da rede municipal de ensino

A comemoração do 196° aniversário da Independência do Brasil, na cidade de Barbacena, foi marcada pelo tradicional desfile cívico-militar. Mais de 6.000 pessoas foram à Avenida Bias Fortes, no centro da cidade, para assistir aos desfiles da Força Aérea, Polícia Militar, Bombeiros Militar, Instituições e escolas da rede municipal de ensino.

A Guarnição de Aeronáutica de Barbacena abriu os desfiles comemorativos e fez o público vibrar com os grupamentos compostos pelos alunos do CPCAR e os efetivos da EPCAR, GAP-BQ, ES-BQ e DTCEA-BQ. Ao todo, mais de mil militares da Guarnição participaram do desfile. Destaque para os grupamentos do Corpo de Alunos, que passaram em frente ao palanque de autoridades e do público entoando a Canção da EPCAR. O grupamento feminino mostrou a presença da mulher na FAB e foi aplaudido em todo o trajeto do desfile. O encerramento foi marcado pelo simbolismo no contraste entre épocas distintas: alunos veteranos, alguns com aproximadamente 80 anos de idade, e as crianças do Projeto Forças no Esporte - PROFESP, com idade entre 8 e 14 anos, integrando gerações no mesmo sentimento de patriotismo.

Vera Lúcia Fortes, servidora pública, sempre assistiu ao desfile com a família e disse ser uma admiradora das Forças Armadas. “Venho sempre com minha família, pois enxergar nos olhos do meu filho a emoção quando esta diante da tropa da EPCAR é algo inexplicável”, afirmou.

Também desfilaram na cidade a Polícia Militar, os Bombeiros Militar, Agentes Penitenciários e Guarda Civil Municipal, com seus efetivos e suas viaturas que são utilizadas para as mais diversas atuações que cada Instituição executa. O Colégio Tiradentes da Polícia Militar abriu os desfiles estudantis que contou ainda com escolas municipais e com a fanfarra do Instituto Padre Cunha, do distrito de Pinheiro Grosso.

Com quase 70 anos de história, a “Nascente do Poder Aéreo” mantém vivos os desafios do cumprimento de sua missão institucional, além de perpetuar todos os laços que a une à cidade de Barbacena, atuando em todas as esferas para o engrandecimento de sua população e das instituições a ela pertencentes.

 Fotos: Sgt Domingos e Sgt Valentim

 

 

Fim do conteúdo da página