Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias da EPCAR > Simpósio de Saúde reúne profissionais e acadêmicos na Epcar
Início do conteúdo da página

Mais de 300 pessoas, dentre médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e demais profissionais e acadêmicos da área de saúde, de Barbacena e região, estiveram presentes no 1º Simpósio de Saúde promovido pelo Esquadrão de Saúde de Barbacena, quinta-feira, 5 de outubro, no auditório da Escola Preparatória de Cadetes do Ar - EPCAR.

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro-do-Ar José Aguinaldo de Moura, ao fazer a abertura do evento, destacou a importância de todos conhecerem o funcionamento e a aplicação dos recursos na área de saúde pela FAB. “Os temas que serão abordados neste simpósio não são de interesse só dos militares da aeronáutica, mas também dos civis aqui presentes, que representam uma camada da sociedade que terá a oportunidade de saber como é possível realizar grandes projetos de saúde, com recursos públicos escassos, se esses forem bem empregados e aplicados de forma correta.”

Também fizeram parte da mesa de abertura, o Subdiretor de Logística e Saúde Operacional da Dirsa, Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky, a coordenadora do evento e Comandante do Esquadrão de Saúde de Barbacena, Tenente Coronel Médica Jacqueline Leite Frade, o Chefe do Grupamento de Apoio De Barbacena, Tenente Coronel Intentende Bruno Ferreira De Oliveira e o Diretor da Faculdade de Medicina de Barbacena, Professor Marco Aurélio Bernardes, um dos apoiadores do Simpósio.

Logo após a abertura, na programação da manhã, os palestrantes abordaram temas institucionais da Força Aérea Brasileira – FAB. O Sub-Diretor de Logística e Saúde Operacional da Diretoria de Saúde da Aeronáutica – Dirsa, Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky, apresentou o cenário atual, unidades e diretrizes da saúde na FAB. A Tenente Coronel Enfermeira Vera Lúcia da Costa Rodrigues falou sobre o funcionamento do “Hospital de Campanha” e a operacionalidade da saúde militar.

À tarde as apresentações trataram de assuntos científicos mais gerais. O Capitão Médico Daniel Lima Azevedo, falou dos desafios do “Envelhecimento Saudável” e exemplificou com experiências da Casa Gerontológica de Aeronáutica, no Rio de Janeiro. A Profª. Drª. Danielle Guedes Andrade Ezequiel palestrou sobre a epidemia mundial da obesidade,  fator de risco para o desenvolvimento de várias doenças.

Para a coordenadora do evento, Tenente-Coronel Jacqueline Leite Frade, a realização do 1º Simpósio de Saúde foi a concretização de um sonho, que teve início há um ano com a revitalização do Centro de Estudos, do Hospital da EPCAr. “Vê-los aqui reunidos é a certeza de que sonhos se realizam com união de forças e pessoas comprometidas com resultados.” A Tenente-Coronel Médica encerrou o simpósio parabenizando os palestrantes e agradecendo a disponibilidade de todos os participantes e militares envolvidos na organização do evento.

Fotos: 1S Leopoldo/ S2 Adriano Barbosa

Fim do conteúdo da página