Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Cerimônia militar marca o 144° aniversário do patrono da Aeronáutica
Início do conteúdo da página

Nesta quinta-feira (20/07), militares da Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAr e convidados participaram da cerimônia militar alusiva ao 144° aniversário de nascimento do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Marechal-do-ar Alberto Santos Dumont.

 A solenidade foi presidida pelo comandante da Escola, Brigadeiro do Ar José Aguinaldo de Moura, que destacou a importância da data para a Força Aérea e para os mineiros. “Para nós mineiros, essa data é ainda mais especial, pois Santos Dumont nasceu na Fazenda de Cabangu, aqui em Minas Gerais. Precisamos homenagear essa personalidade mineira que tanto fez pelo Brasil e pelo mundo com a criação do avião”, afirmou.

Durante a cerimônia, em Barbacena, o Patrono da Aeronáutica foi homenageado com o hasteamento da insígnia e execução do toque de Marechal do Ar, posto mais alto da Força Aérea, e com a imposição da comenda de Mérito Santos Dumont à cinco militares e um professor civil, como reconhecimento pelo destaque profissional e notáveis serviços prestados para a aeronáutica.

“É um grande orgulho ser agraciado com a Medalha de Mérito Santos Dumont, um sinal de que estou desempenhando bem o meu serviço. O que me deixa mais feliz é o reconhecimento dos colegas do efetivo que vieram me parabenizar pela conquista”, afirmou um dos agraciados, 1º Sgt Bortolusci.

Oficiais e praças da EPCAr e do Grupamento de Apoio de Barbacena – GAP BQ também foram condecorados com a  “Medalha Militar”, destinada a recompensar os bons serviços prestados na ativa. Ao término da solenidade a Guarda de Honra desfilou em continência ao Comandante da Escola, ao som da Canção do Primeiro Grupo de Aviação de Caça e da Canção Bandeirantes do Ar.


Fim do conteúdo da página