Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR realiza 14ª Feira de Ciências e Cultura
Início do conteúdo da página

No último final de semana (26 e 27/08) a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou a 14ª edição da Feira de Ciências e Cultura.

Nesta edição foram apresentados 8 projetos sobre os mais variados temas e o público de Barbacena e região pode assistir às apresentações.

O trabalho intitulado 'Terrorismo, a grande ameaça do séc XXI' apresentou o conceito do tema como imposição e disseminação do medo. As principais formas de ataque e a ideologia que existe por trás dessa prática. O grupo finalizou citando o '11 de setembro' como caso mais emblemático.

No campo da literatura o projeto ' Não era uma vez' caracterizou os contos de fadas desde a origem até a abordagem nos dias atuais. A apresentação mostrou esse tipo de literatura com objetivo de entretenimento , não somente para o público infantil, mas também juvenil e adulto. O grupo explanou sobre a desmistificação nas estórias e a abordagem psicológica dos personagens através da questão da beleza, caráter e a dualidade entre bem e mal.

A estudante Isabel Cristina participou pela primeira vez da Feira de Ciências:

“ É a primeira vez que venho e estou achando tudo interessante e o trabalho é muito criativo e engraçado.” conclui

A Feira de Ciências conta também com um clube de voo virtual composto por alunos das três turmas do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) através de sistemas com simuladores de voo do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). O clube promove o contato com a atividade operacional e o público pode acompanhar como é realizado o voo das 7 aeronaves da Esquadrilha da Fumaça e suas manobras.

O aluno Matheus Ramalho do terceiro ano fala da importância do clube:

“ A ideia é passar para o público externo um pouco do que é a atividade aérea através do Esquadrão de Demonstração Aérea e para os alunos é bastante motivador.” afirma

A Feira é uma atividade pedagógica anual em que os alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar, com a orientação de seus educadores, apresentam diversos trabalhos, tendo como foco a interdisciplinaridade.

O objetivo principal da Feira é despertar nos jovens a busca de novos conhecimentos por meio da pesquisa e da cooperação.

Fotos : 3S Matheus Mello  e S2 Adriano Barbosa

Fim do conteúdo da página