Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Escola Preparatória de Cadetes do Ar tem novo Comandante
Início do conteúdo da página

Nesta manhã (14/04) o Coronel Aviador José Aguinaldo de Moura assumiu o Comando da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).

O Oficial substituirá o Brigadeiro do Ar Celestino Todesco, que se despede do serviço ativo após 38 anos dedicados à Força Aérea Brasileira, tendo exercido os cargos de Comandante do Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo e Adido de Aeronáutica no Chile, entre outros.

A solenidade militar foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP) e também Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS). O oficial-general em seu discurso parabenizou o Comandante da EPCAR e agradeceu pelo trabalho realizado na Escola:
“ Comandante exemplar, contribuiu significativamente para a preservação dos princípios e dos valores de nossa instituição, mantendo nesta Escola um ambiente de elevado grau de profissionalismo e pleno de harmonia, o que proporcionou, a todos, condições especiais para que pudessem desenvolver, com extrema eficácia, as atividades impostas pelo Comando da Aeronáutica.”afirma

O evento contou com a presença do Comandante da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) Brigadeiro do Ar Omar Juan Wara, do Comandante da Academia da Força Aérea (AFA) ,Brigadeiro do Ar Saulo Valadares do Amaral, e demais autoridades da Aeronáutica. Além de representantes das instituições municipais, das forças armadas e auxiliares das cidade de Barbacena (MG) e região.
Durante a cerimônia,além da passagem de cargo, houve a entrega da insígnia ao Brigadeiro do Ar Todesco com a participação da aluna Laura Lino, do Colégio Militar de Belo Horizonte e do aluno mais jovem do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) Tailon Mendonça dos Anjos, e também o sobrevoo de uma aeronave A-29 do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) em homenagem aos comandantes substituído e substituto que fizeram parte da equipe da Esquadrilha da Fumaça.

O Coronel Aviador Moura fala das expectativas em assumir o Comando da Escola: "A missão é dar continuidade ao trabalho que o Brigadeiro Todesco realizou com muito carinho e dedicação. É importante mostrar o trabalho e continuar essa relação de cooperação que sempre reinou desde a criação da escola em 1949." conclui.

A EPCAR tem a missão de preparar os futuros cadetes-do-ar e os futuros oficiais da Força Aérea Brasileira, além de formar cidadãos para o país. Esta importância foi ratificada pelas autoridades do Ministério da Aeronáutica e em 21 de maio de 1950, pela Lei nº 1.105, o Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar foi transformado em Escola.

Fotos: 1S Leopoldo e S2 Adriano Barbosa

Fim do conteúdo da página