Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR inicia atividades do Programa Forças no Esporte 2016
Início do conteúdo da página

O plantio de uma árvore realizado por alunas da Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale no dia 07 de abril marcou simbolicamente o início das atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP) do ano de 2016 na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).

 Para fins didáticos o projeto contempla atividades esportivas e complementares que acontecem às segundas , quartas e sextas-feiras de 7 às 12h, nas instalações da EPCAR, e conta com a estrutura de refeitório, salas de aulas, auditórios, laboratórios, ginásio poliesportivo, biblioteca, pátios e vestiários. E para cumprir os conteúdos esportivo e complementar do projeto a unidade disponibiliza seu efetivo civil e militar por meio do voluntariado.

No campo esportivo são oferecidos futebol, atletismo, futsal, vôlei, orientação e basquete. Já na área complementar são ministradas palestras sobre autoestima, motivação, etiqueta, valores éticos e morais, trabalho em equipe, bem como aulas de inglês, português, raciocínio lógico-matemático e informática. Ainda são oferecidos musicalidade, xadrez, artes, brincadeiras, capoeira, agroecologia, ordem unida, além de avaliação médica e atendimento psicopedagógico.

O Coordenador do projeto, Major Capelão Paulo Lupércio Simões, acredita que as atividades propostas contribuem para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças, e fala da expectativa para o início do trabalho:

'' Todos da equipe temos uma boa expectativa para desenvolver esse trabalho de inclusão social por mais um ano. Para 2016 temos um acréscimo de 50 crianças estendendo o projeto e alcançando mais jovens.” conclui.

O PROFESP, desenvolvido pelos Ministérios da Defesa e do Esporte, tem como objetivo através da prática esportiva e de atividades complementares, contribuir para inclusão social de crianças e adolescentes de áreas de risco social. Este ano o projeto na EPCAR contemplará 150 crianças de 8 a 13 anos, de ambos os sexos.

Fotos: S2 Adriano Barbosa

Fim do conteúdo da página