Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR entra em ação no combate ao mosquito Aedes Aegypti
Início do conteúdo da página

No sábado (13/02) 420 militares da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) participaram da ação de mobilização nacional de combate ao mosquito transmissor da dengue,zica e chikungunya, o Aedes Aegypti na região central de Barbacena e adjacências em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

 A EPCAR participa ativamente de ações de combate ao mosquito desde novembro de 2015 com ações internas . Uma equipe formada por 40 militares da unidade receberam treinamento específico para atuar nas ações de campo de prevenção e conscientização . Ao todo 150 militares do efetivo estão envolvidos nas atividades de coordenação,apoio e trabalho de campo.As ações começaram dentro da organização militar e órgãos sediados como Aeroporto e vilas residenciais com atividades de varredura e limpeza dos possíveis focos do mosquito e de acúmulo de água. Neste mês as atividades foram estendidas para a região adjacente à EPCAR , nos bairros São José, Caiçaras e Centro, áreas consideradas com muita incidência de casos pela Secretaria Municipal de Saúde.
A Sra Gracíola Caldeira, aposentada e moradora do bairro São José fala da importância da ação na cidade.
“ Estou muito feliz pois considero a visita da equipe muito importante. Estou com uma funcionária grávida e a preocupação aumenta mesmo com todos os cuidados.” conclui

As equipes são formadas por militares da unidade e agentes da vigilância epidemiológica que realizam vistorias em residências, ruas e terrenos baldios, inspeção de caixas e reservatórios de água, vasos de plantas e ralos expostos , além de aplicação do produto para extermínio de larvas e distribuição de folhetos educativos à população. O trabalho pretende atingir mais de 20.000 pessoas da região.

Para Ademir Santos, Supervisor de campo da Vigilância epidemiológica, a parceria com a Força Aérea é fundamental para realizar o trabalho.
“ É um momento histórico para a cidade de Barbacena. Nunca tivemos a força militar saindo com os agentes de endemias para procurar o mosquito e combater juntamente com nossa equipe. A presença dos militares valorizou muito o nosso trabalho nas ruas.” afirma

Além das ações internas e locais houve palestras de conscientização e prevenção à dengue ao efetivo ministrada pela Dra Maria Madalena Mattos, Coordenadora de vigilância em saúde da Secretaria de saúde pública sobre a situação atual das doenças no Brasil e em Minas Gerais. Falou também sobre os sintomas e formas de prevenção além do desafio no combate na região:
“ Considero desafios o entendimento da população sobre a gravidade da situação no país e as alterações de clima na região que favorecem o desenvolvimento do mosquito transmissor das doenças . A participação dos militares facilita a aceitação da população e mostra a credibilidade das ações”. conclui

Fim do conteúdo da página