Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR encerra atividades do PROFESP 2015
Início do conteúdo da página

Na manhã de segunda-feira (30/11) a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) encerrou o ano letivo do Programa Forças no Esporte (PROFESP) . Este ano o projeto contemplou cem crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos, de ambos os sexos, da Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale, localizada no bairro Ipanema,área de vulnerabilidade social, na cidade de Barbacena (MG).

A programação de encerramento contou com a presença do efetivo militar e civil e os familiares das crianças que participaram do projeto no ano de 2015. O Coordenador do programa na EPCAR, Major Capelão Paulo Lupércio Simões, fez a abertura do evento com uma mensagem de boas-vindas e  a leitura de uma passagem bíblica.
Foi realizada uma apresentação com as informações sobre as atividades realizadas ao longo do ano, os resultados alcançados, além de vídeos e depoimentos dos voluntários envolvidos no projeto, pais e professores.
O Tenente André Fabiano, profissional de educação física e voluntário, ressaltou as oportunidades que as crianças tem ao participarem deste programa:
“ Além das atividades realizadas, as crianças tem oportunidade de conviver com os militares do efetivo e conhecer as profissões desenvolvidas numa unidade militar, abrindo um leque de opções para esses jovens.” concluiu

O projeto contemplou atividades esportivas e complementares nas instalações da EPCAR, e contou com a estrutura de refeitório, salas de aulas, Auditórios, laboratórios, ginásio poliesportivo, Biblioteca, pátios e vestiários. E para cumprir os conteúdos esportivo e complementar do projeto, a unidade disponibilizou seu efetivo civil e militar.No campo esportivo são oferecidos futebol, atletismo, futsal, vôlei, orientação e basquete. Já na área complementar são ministradas palestras sobre autoestima, motivação, etiqueta, valores éticos e morais, trabalho em equipe, bem como aulas de inglês, português, raciocínio lógico-matemático e informática. Ainda, são oferecidos musicalidade, xadrez, artes, brincadeiras, capoeira, agroecologia, ordem unida, além de avaliação médica e atendimento psicopedagógico.

No encerramento do evento as crianças fizeram uma apresentação musical e também receberam um certificado de participação no programa com a carga horária das atividades realizadas.
O PROFESP, desenvolvido pelos Ministérios da Defesa e do Esporte, tem como objetivo, através da prática esportiva e de atividades complementares, contribuir para inclusão social de crianças e adolescentes de áreas de riscos sociais. Para o ano de 2016 pretende-se aumentar  para cento e cinquenta o número de jovens atendidos pelo programa na Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

 

 

Fim do conteúdo da página