Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

ObrasOBRAS (GSOB)

O Profissional

Executa serviços qualificados de apoio às áreas de engenharia civil e arquitetura, inclusive medição, demarcação e mapeamento de terras.

Entre as possibilidades de atuação está a participação em missões da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), que, ao longo de cinco décadas, já realizou mais de 70 importantes obras de reforma e construção no setor aeroportuário da região Amazônica, hoje indispensáveis para o atendimento das necessidades de comunidades isoladas e para o trabalho de diversos órgãos públicos, além das próprias Forças Armadas.

O especialista nessa área é formado para administrar e gerenciar obras, em qualquer parte do país.

As Atribuições

Subespecialidade Edificações

Interpretar plantas, esboços, modelos e especificações; calcular planilhas, elaborar relatórios demonstrativos,
gráficos, tabelas e outros instrumentos de execução e controle; preparar etapas dos serviços a serem executados numa obra; auxiliar no controle e fiscalização de obras; verificar o desempenho qualitativo e quantitativo da mão-de-obra na execução das diversas etapas da obra; auxiliar na elaboração da listagem de material necessário à construção de edificações.

Subespecialidade Pavimentação

Interpretar plantas, especificações e preparar esquema dos diversos serviços de pavimentação a serem executados; auxiliar na elaboração da listagem do material necessário à construção de pavimentos, com indicações das quantidades e especificações; auxiliar em vistorias, perícias, avaliações e fiscalizações;
identificar e realizar a cubagem de jazidas; executar medições de atrito, irregularidades, deflexões e textura superficial de pistas.

Subespecialidade Topografia

Operar equipamentos de medição (foto ao lado), distanciômetros, níveis de precisão e seus acessórios; fazer registros de planilhas, cadernetas de campo e controle simultâneo das anotações; instalar e orientar sinais remotos necessários à medição; efetuar os cálculos preliminares necessários ao fechamento, controle e garantia das anotações de campo; ler, interpretar e utilizar plantas, mapas e cartas topográficas; efetuar cálculos topográficos com utilização de formulários, planímetros, calculadoras portáteis e micro-computadores; realizar
o reconhecimento de campo para levantamento de áreas.

O Curso

O aluno estuda topografia básica, topografia prática, materiais de construção, desenho, instalações elétricas, concreto e agregados, dentre outras matérias.

A Carreira

Após a conclusão do curso de formação, o militar é promovido a cada período de sete anos, passando de terceiro sargento para segundo e primeiro sargento, até a graduação de suboficial.

Como suboficial ou primeiro sargento, pode concorrer ao Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) e atingir o posto de capitão.

 

VOLTAR

Fim do conteúdo da página