Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

MúsicaMÚSICA (GSMU)

O Profissional

O especialista nessa área atua em bandas de músicas de diversas organizações militares da Força Aérea Brasileira, tocando instrumentos de sopro, cordas ou de percussão.

As Atribuições

O profissional de música mantém uma tradição nas unidades militares da Força aérea: participa de treinamentos, formaturas e evoluções da banda de música e marcial, levando aos demais militares a noção de patriotismo e civismo.

Os músicos executam hinos, marchas e canções que reproduzem e perpetuam as tradições militares.

Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, os militares da FAB escreveram músicas que até hoje mantém vivas as histórias de heroísmo daquele período. Um dos mais impressionantes capítulos do conflito, a fuga do Tenente Danilo Moura, que foi abatido atrás das linhas inimigas e voltou à base caminhando, virou uma ópera, cantada e encenada até hoje no dia Dia da Aviação de Caça. O profissional ainda ministra noções de teoria musical aos integrantes da banda marcial, para a subespecialidade de corneteiro.

O Curso

O aluno participa de disciplinas como prática instrumental, estuda softwares musicais e percepção musical, além de canto do cerimonial militar e teoria musical, dentre outras.

A Carreira

Após a conclusão do curso de formação, o militar é promovido a cada período de sete anos, passando de terceiro sargento para segundo e primeiro sargento, até a graduação de suboficial.

Como suboficial ou primeiro sargento, pode concorrer ao Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) e atingir o posto de capitão.

 

VOLTAR

Fim do conteúdo da página