Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

EletrônicaELETRÔNICA (GBET)

O Profissional

O especialista em eletrônica é o responsável por executar serviços técnicos de manutenção, remoção, instalação e inspeção de equipamentos eletrônicos.

As Atribuições

O profissional instala e cuida da manutenção de vitais equipamentos eletrônicos das aeronaves, além de aparelhos de solo necessários para a aviação.

Também é responsável por ajustar e aferir instrumentos eletrônicos de medida e elaborar e confeccionar circuitos impressos.

Coordena ainda a utilização de diagramas, desenhos e publicações técnicas, especifica produtos químicos de limpeza, proteção e lubrificação de equipamentos eletrônicos.

O Curso

O aluno estuda princípios de ondulatória e radiopropagação, princípios de eletricidade e eletromagnetismo, eletricidade básica e eletrônica, entre outras matérias.

A Carreira

Após a conclusão do curso de formação, o militar é promovido a cada período de sete anos, passando de terceiro sargento para segundo e primeiro sargento, até a graduação de suboficial.

Como suboficial ou primeiro sargento, pode concorrer ao Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) e atingir o posto de capitão.
Após dez anos na especialidade, outra opção é o Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE), que pode levar o militar ao posto de tenente-coronel. Para isso, é necessário ter as promoções por merecimento e ser aprovado em concurso interno.

 

VOLTAR

Fim do conteúdo da página