Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Guarda e SegurançaGUARDA E SEGURANÇA (GSGS)

O Profissional

O especialista dessa área realiza serviços de segurança das instalações, atividade de Polícia da Aeronáutica,
defesa de pontos sensíveis, participa de missões de busca e resgate, combate incêndios e ministra instrução a novos militares.

As Atribuições

As áreas de atuação desse profissional são bastante amplas. Nas unidades da Força Aérea, cabe a esse especialista a defesa das instalações, o que inclui o manuseio de armamento terrestre, participação em diversas situações táticas, uso de camuflagens, coberturas, disfarces e entrincheiramentos.

Também auxilia no planejamento, na execução e na fiscalização dos serviços de guarda, segurança e defesa de aeródromos e instalações da Força Aérea.

Auxilia ainda no planejamento, execução e fiscalização dos serviços de Polícia da Aeronáutica, comanda unidades de Infantaria ou frações de tropa e ministra instrução.

Nos últimos anos, militares da Força Aérea estiveram em operações de ajuda humanitária no Brasil e no exterior, como Bolívia, Haiti e Chile.

O especialista em guarda e segurança também presta auxílio nos serviços de recrutamento e mobilização, opera unidade de tiro de autodefesa, realiza salto de paraquedas e auxilia na seleção e organização de pontos de defesa contra possíveis ataques às instalações da Força Aérea.

O Curso

O aluno estuda teoria contraincêndio, operações e conhecimentos básicos de aeronaves, armamento, segurança de organizações militares, explosivos e armadilhas, dentre outras matérias.

A Carreira

Após a conclusão do curso de formação, o militar é promovido a cada período de sete anos, passando de terceiro sargento para segundo e primeiro sargento, até a graduação de suboficial.

Como suboficial ou primeiro sargento, pode concorrer ao Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) e atingir o posto de capitão.

 

VOLTAR

Fim do conteúdo da página