Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

ComunicaçõesCOMUNICAÇÕES (GBCO)

O Profissional

O especialista dessa área aplica as normas e procedimentos em vigor nas redes e sistemas de enlaces de telecomunicações fixas e móveis.

As Atribuições

O profissional opera, no solo ou em voo, sistemas e equipamentos de transmissão e recepção de dados e voz.

Também identifica os equipamentos eletrônicos de detecção, localização, de combate eletrônico e de navegação, além de analisar, a bordo de aeronaves, a operação dos auxílios à navegação, de aproximação, de pouso e de radiocomunicações.

Operar equipamentos de comunicação de campanha, realizar observação meteorológica de superfície e supervisionar e organizar os arquivos operacionais e administrativos de uma estação de telecomunicações também são funções do especialista em comunicações.

O Curso

O aluno estuda eletricidade e magnetismo, meteorologia aeronáutica, informática e eletrônica, dentre outras matérias.

A Carreira

Após a conclusão do curso de formação, o militar é promovido a cada período de sete anos, passando de terceiro sargento para segundo e primeiro sargento, até a graduação de suboficial.

Como suboficial ou primeiro sargento, pode concorrer ao Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) e atingir o posto de capitão.
Após dez anos na especialidade, outra opção é o Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE), que pode levar o militar ao posto de tenente-coronel. Para isso, é necessário ter as promoções por merecimento e ser aprovado em concurso interno.

 

VOLTAR

Fim do conteúdo da página