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História

O North American AT-6 (designação original, mudada após a 2ª guerra para T-6) foi o vencedor, em 1937, de uma competição entre os grandes fabricantes norte-americanos, visando à escolha de um novo treinador de combate para a Força Aérea.

Era basicamente um North American BT-9 (de trem fixo e motor de 400 HP), reequipado com um motor Pratt & Whitney "Wasp" de 600 HP, e modificado para trem retrátil. Então designado BC-1 e dotado de armamento leve, o avião foi um sucesso total, recebendo designação SNJ na versão para a Marinha. Em 1940, seu modelo melhorado BC-1A recebeu a designação militar AT-6, de "Advanced Trainer" (SNJ-3 para a Marinha). A produção total dos AT-6 atingiu 15.649 unidades, sendo que o último deles foi fabricado em 1954 no Canadá.

Desse total, 81 foram montados no Brasil pela Fábrica de Aviões de Lagoa Santa/MG, entre 1945 e 1952, uma boa parte deles com elevado grau de nacionalização. No Brasil, os T-6 da FAB só vieram a ser desativados em 1974 (na Esquadrilha da Fumaça foram usados até 1976), substituídos gradualmente pelos Neiva Universal. Hoje, dos 150 que voavam na FAB em 1973, somente seis T-6 ainda operam regularmente com prefixo civil.

Especificações Técnicas

● Fabricante: North American Aviation - Estados Unidos

● Emprego: Treinamento avançado, tiro e bombardeio

● Características: Monoplano, asa baixa, monomotor, biplace em tandem

● Motor: Pratt & Whitney R-1340-AN-1 de 600 HP, radial de 9 cilindros

● Envergadura: 12,80 m

● Comprimento: 8,83 m

● Altura: 3,56 m

● Superfície alar: 23,59 m²

● Peso vazio: 1.886 kg

● Kg Peso máximo: 2.404 Kg

● Velocidade máxima: 337 Km/h

● Razão de subida: 365,76 m/min

● Teto: 6.553 m

● Alcance: 1.006 Km

Imagens / Ilustrações**

T-6D FAB 1588, Escola de Aeronáutica.

 

T-6D FAB 1682, Esquadrilha da Fumaça.

 

T-6D "1", Esquadrilha da Fumaça - 1º padrão de pintura.

 

T-6D "4", Esquadrilha da Fumaça - 1º padrão de pintura.

 

T-6D FAB 1238, Esquadrilha da Fumaça - 2º padrão de pintura.

 

T-6D FAB 1612, Esquadrilha da Fumaça - 2º padrão de pintura.

 

T-6D FAB 1326, Esquadrilha da Fumaça - 3º padrão de pintura.

 

T-6C FAB 1295, Esquadrilha da Fumaça - 4º padrão de pintura.

 

T-6D FAB 1559, Esquadrilha da Fumaça - 4º padrão de pintura.

* fonte: revista Skydive, ano 2 no. 11 de 1995. Texto de autoria de Fernando Almeida

** ilustrações: Rudnei Dias da Cunha (http://www.rudnei.cunha.nom.br/)

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