Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Dois eventos que prometem grandes públicos estão agendados para este final de semana. A cidade de Taubaté/SP recebe no próximo sábado (24) o Sábado Aéreo e, no domingo (25), na cidade de Campo Grande/MS, o Portões Abertos da Ala 5.

A Esquadrilha da Fumaça participa, no dia 24 de agosto, do Sábado Aéreo do Comando da Aviação do Exército (CAvEx), na cidade de Taubaté/SP, a 140km da capital paulista. O evento faz parte das comemorações do Exército Brasileiro (EB) alusivas ao centenário do seu braço da Aviação.

Em evento marcado pela presença de aproximadamente 10 mil funcionários, executivos e Comando da Aeronáutica, a Embraer comemorou, no último dia 19 de agosto, o seu cinquentenário em sua unidade de São José do Campos/SP. O evento contou, também, com a presença de um dos seus fundadores e primeiro presidente, Ozires Silva, Tenente-Coronel da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) e também Ex-Ministro da Infraestrutura e das Comunicações. Abrindo com uma série de sobrevoos, a Esquadrilha da Fumaça participou com quatro aeronaves A-29 Super Tucano, um dos modelos fabricados pela Embraer.

No próximo domingo (18), a cidade de Piracicaba será palco de mais uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça. Com início previsto para as 10:00h no Aeroporto Comendador Pedro Morgante, os piracicabanos poderão acompanhar as mais de 50 manobras e acrobacias em uma demonstração aérea que dura aproximadamente 40 minutos.

Distante 165 km da capital do estado, a cidade tem realizado uma série de eventos ao longo deste mês em comemoração ao seu 252º aniversário, celebrado no dia 1º de agosto. Como parte das comemorações, as sete aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) fazem parte da programação, que pode ser conferida na íntegra através do site da Prefeitura de Piracicaba. Além disso, a demonstração aérea também faz uma homenagem à Escola de Engenharia de Piracicaba, tradicional entidade de ensino do município, que completa 50 anos em 2019.

 A última vez que a Esquadrilha da Fumaça esteve na cidade foi em 2010, ainda com os aviões T-27 Tucano. Portanto, pela primeira vez as aeronaves A-29 Super Tucano estarão se apresentando na cidade. Os portões do aeroporto estarão abertos para o público a partir das 8:00h, e a recomendação é que todos se programem para chegar com antecedência para evitar trânsito, em função das vias estreitas de acesso ao Aeroporto.

A agenda de demonstrações segue até o final do mês. No próximo fim de semana será a vez de Taubaté (SP) e Campo Grande (MS) nos dias 24 e 25, respectivamente. As agendas de setembro e outubro também podem conferidas por meio do site oficial da Esquadrilha da Fumaça. Para mais detalhes e acompanhar a rotina da Fumaça, acesse também o seu FacebookInstagramTwitterYoutube e Flickr.

Texto: Capitão Rafael Grothe
Fotos: Suboficial Marco Ribeiro

No decorrer dos últimos anos, com a ascensão e evolução dos smartphones e tablets, cada vez mais as pessoas utilizam aplicativos para facilitar o seu dia-a-dia, desde pagar uma conta até estimar o tempo de viagem com base no trajeto e no trânsito. E na aviação não é diferente: com layouts cada vez mais intuitivos e de fácil uso, a cada ano surgem aplicativos no mercado com mais funcionalidades para a atividade aeronáutica, capazes de facilitar desde o planejamento de uma viagem até as próprias tarefas durante o voo em cruzeiro.

As aeronaves A-29 Super Tucano possuem um sistema avançado de navegação aérea, com equipamentos GPS e inercial integrados. Tal sistema é utilizado pelos pilotos como forma primária de navegação. Mas, como forma de auxiliar o planejamento e complementar as informações em voo, a Esquadrilha da Fumaça passou a adotar o aplicativo eWAC como EFIS (Electronic Flight Information System) por possuir várias funcionalidades consideradas essenciais para a atividade do Esquadrão.

Todas as demonstrações da Fumaça são puramente visuais, ou seja, não há auxílio de computadores ou instrumentos na realização das manobras. Mas, para chegar até a cidade onde ocorrerá a demonstração, acontece o deslocamento de toda a equipe até o local. É nesse momento que o aplicativo é utilizado: para auxiliar na navegação até o destino. Semelhante a um aplicativo Waze e Google Maps, por meio do eWAC os pilotos obtêm informações precisas como distâncias até pontos determinados no mapa e velocidade em relação ao solo. Têm, também, informações de aeródromos e coordenadas para voos por instrumento e visual.

O aplicativo baseia-se na cartografia aeronáutica (World Aeronautical Chart – WAC). Tais cartas são desenvolvidas, no Brasil, pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), que desenvolve dois importantes tipos de cartas: a para voos com referências visuais (VFR) e para voos com o auxílio de instrumentos (IFR). A VFR assemelha-se a um mapa topográfico, com especificidades para o chamado “voo visual”. A carta IFR, por sua vez, é reeditada periodicamente devido às atualizações constantes, contendo informações aeronáuticas como frequências para comunicações e navegação, obstáculos artificiais, aerovias, classificação dos espaços aéreos, etc.

De acordo com o Capitão Rafael Grothe, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, o uso do aplicativo se faz muito útil aos pilotos, pois aumenta a consciência situacional e auxilia a navegação aérea ao situá-lo dentro de um mapa. “Como a Esquadrilha da Fumaça realiza viagens constantemente e para locais diversos, por vezes ainda não conhecidos pelos pilotos, o eWAC ajuda complementando as informações fornecidas pelo sistema de navegação do A-29, graças ao layout intuitivo e pela facilidade com que conseguimos obter informações essenciais durante o voo”, afirma o Capitão, que voa na posição número 2 do Esquadrão.

  • Texto e Fotos: Tenente Marcus Lemos

Ser piloto da Esquadrilha da Fumaça é comumente um incentivador, com inúmeros relatos a respeito, para o ingresso na Força Aérea Brasileira. Quando o objetivo de ingressar no Esquadrão é atingido, mais uma importante etapa deve ser cumprida: o piloto volta  a ser aluno para realizar o curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea (PODA) para estar apto a realizar as manobras e acrobacias da Fumaça. Nesta semana, três novos pilotos concluíram esta importante etapa.

Fim do conteúdo da página