Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Academia da Força Aérea formou 177 cadetes da turma Tupã na manhã desta sexta-feira, dia 9 de dezembro, em Pirassununga (SP). Após quatro anos de estudos, os cadetes das áreas de Aviação, Intendência e Infantaria entregaram os espadins e receberam a espada durante a cerimônia, que emocionou parentes e amigos. No evento, ainda foram citados os cadetes dos países do Peru, Equador e Nigéria que também se formaram juntos com a turma.  

Relembrando seu tempo de cadete, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, deixou uma mensagem para todos os presentes. “Neste dia de comemoração, tenho o privilégio de perceber, nos rostos dos jovens, o mesmo sentimento de júbilo que vivi no passado, mais precisamente há 41 anos. Além de ter a oportunidade ímpar de poder compartilhar com todos os familiares e amigos a conquista do sonho daqueles que, com muito merecimento, esforço e dedicação, concluem o curso de formação de oficiais da AFA hoje”.    

Também presente na cerimônia, o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, ressaltou sua admiração pela carreira militar. “Quero reiterar minha alegria de compartilhar com todos vocês esse momento tão gratificante que é a entrega das espadas aos cadetes. A partir de hoje, descortina-se a continuação de uma jornada cheia de desafios e abnegação, mas também, cheia de oportunidades e superação. Vocês podem estar certos do meu mais profundo respeito e admiração pelos esforços que fizeram por escolher essa carreira e pelo espírito patriótico, pois vão encarar esses e outros sacrifícios que virão pela frente”. 

Após jogar seu quepe para o alto, ao mesmo tempo em que as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça fizeram a manobra Break, o Aspirante Aviador Murilo Szvaticsek falou de toda sua trajetória até o dia de hoje. “A gente começa muito cedo na caminhada da Força Aérea. E durante todo esse tempo, acabamos percebendo que nós descobrimos muitas coisas juntos dos irmãos que entram aqui e que fazem dessa caminhada a maior alegria que podemos ter na vida. Hoje estamos concretizando um sonho de ter forjado nossas asas e, a partir desse momento, eu quero, acima de tudo, poder orgulhar mais ainda minha família e todo esse Brasil”. E sobre a Esquadrilha da Fumaça, afirmou, emocionado: “ela tem a nobre missão de desenhar sonhos através da sua fumaça. Para mim, a Esquadrilha é o maior objetivo, é o que eu mais amo dessa Força Aérea toda, por tudo que eles representam”.

*Outras informações com a Seção de Comunicação da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.

Assista ao vídeo dos novos aspirantes da turma Tupã jogando seus quepes para o alto e, ao fundo, as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça fazendo a manobra Break:

Fotos: Sargento Ribeiro

Fim do conteúdo da página