Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Transformar-se em desenho de revistas em quadrinhos já foi privilégio da equipe da Esquadrilha da Fumaça. E esta façanha aconteceu no ano de 1994, quando o grupo de oficiais da época foi representado por histórias cujos temas sempre levavam uma mensagem descontraída de conhecimentos diversos sobre a Fumaça e da Força Aérea Brasileira para a criançada.

As publicações produzidas pela editora Price, de São Paulo, eram distribuídas mensalmente. A primeira edição recebeu o título de “Contra Devorak” e contava a história do Capitão Devorak que roubou os projetos dos novos aviões Tucano. Para resolver esse caso, o personagem Capitão Max, líder da Fumaça, foi chamado pela Força Aérea Brasileira para resolver esse caso. A missão era trazer de volta o projeto que “deixaria os Tucanos mais velozes e capazes de manobras inimagináveis”, como está escrito na revista. E para ajudar a equipe, a Fumaça ainda possuía, nos desenhos, a águia Aleta, a adorável mascote do grupo.     

Veja as capas das quatro revistas que foram produzidas no ano de 1994 e os componentes em formato de desenho da Esquadrilha da Fumaça. Divirta-se!

1º revista em quadrinhos (1994):

2º revista em quadrinhos (1994):

3º revista em quadrinhos (1994):

4º revista em quadrinhos (1994):

Personagens das histórias da Fumaça:

Fumaceiros do ano de 1994:

*Outras informações com a Seção de Comunicação da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.

 

Fim do conteúdo da página