Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Em busca de intercâmbio e aperfeiçoamento técnico constante, quatro integrantes da Esquadrilha da Fumaça visitaram as instalações da LATAM Linhas Aéreas Brasil e Airship do Brasil Indústria Aeronáutica Ltda (ADB), localizadas em São Carlos, no interior de São Paulo, no período de 12 a 15 de setembro.

A visita, conduzida pelo Chefe da Seção de Material da Fumaça, Major Especialista em Aviões Márcio Aparecido Tonisso, foi composta pelos seguintes técnicos de manutenção de aeronaves: 2º Sargento Gustavo Fabrício Pavani, 2º Sargento Gustavo Luís Ament e 2º Sargento Caio Augusto Godoy.

Visita a LATAM

A equipe visitou, especificamente, o Centro de Manutenção, Revisão e Operações Técnicas, conhecido como MRO (Manutenção, Reparos e Operações) da LATAM. “Foi possível identificar a excelência das atividades desenvolvidas nesse MRO. Dentre as diversas tarefas, realizadas nas 24 oficinas existentes, ficou evidente a capacitação para executar os serviços de inspeção, teste, manutenção, modificação, reparo e revisão das aeronaves operadas pela LATAM, bem como de outros aviões de empresas que contratam os serviços desse Centro”, ressaltou o Major Tonisso. 

Na foto, Major Tonisso e o Diretor do MRO, Alexandre Peronti Santiago:

Além disso, também foi observada a utilização de bancadas de teste em todas as oficinas (bancada de teste é uma ferramenta de apoio que permite testar a funcionalidade dos equipamentos como se eles estivessem sendo usados em uma aeronave). Como exemplo, na oficina eletrônica, são três bancadas de Testes de Equipamentos Aviônicos (ATEC), incluindo duas do modelo ATEC Series 6 e uma do modelo ATEC 5000, com mais de 50 Test Program Set (TPS) para avaliar uma grande diversidade de componentes desses sistemas integrados nas aeronaves.

Na foto abaixo, 1S Pavani, 3S Gustavo, Gerente das Oficinas Jorge Marques, Maj Tonisso e 3S Caio:

Foi devido a esse grande reconhecimento da LATAM no âmbito da manutenção aeronáutica em geral que a Seção de Material do EDA realizou esse intercâmbio. A sugestão da visita foi assessorada por instrutores do curso de Gestão de Manutenção de Aeronaves do Instituto Federal de São Paulo de São Carlos (IFSP) durante intercâmbio técnico pedagógico ocorrido em julho deste ano. Leia mais sobre a visita de julho ao IFSP neste LINK

Também na LATAM, os técnicos da equipe puderam aprofundar o conhecimento no uso de boroscópios (equipamentos usados para realizar inspeções visuais remotas), abrangendo os recursos funcionais pouco conhecidos que foram apresentados, para aplicarem o aprendizado no manuseio dos equipamentos utilizados pelas equipes de manutenção do Esquadrão. 

Além da visita às instalações das oficinas, hangares de manutenção e suas adjacências, também foi possível visitar as instalações da Estação de Tratamento de Efluentes, onde foi observado o grande comprometimento da empresa em manter um nível elevado de cuidado com os dejetos industriais produzidos. Dessa forma, elimina-se a toxidade e o poder de contaminação, com descarte apropriado e certificado, contribuindo com a preservação do meio ambiente. 

 Na imagem, a equipe da Esquadrilha e o Engenheiro João Panssiera, da LATAM: 

Visita a Airship

Segundo o Major Tonisso, durante a visita a Airship, a equipe identificou o extremo cuidado utilizado nas atividades especializadas no desenvolvimento e fabricação de aeronaves, utilizando tecnologias mais leves que o ar. A atuação da empresa compreende a criação de produtos e implementação de serviços, envolvendo aeróstatos (aeróstato é a designação dada às aeronaves mais leves que o ar), dirigíveis e balões-guindaste. “As aplicações dessa tecnologia aeronáutica incluem a prestação de serviços de apoio logístico, segurança, vigilância, publicidade, geofísica aérea, meteorologia, meio ambiente e outras finalidades”. A Airship é pioneira no Brasil nessa modalidade operacional.

“Nós da Fumaça ficamos muito agradecidos pela oportunidade disponibilizada e parabeniza essas empresas pelo alto padrão apresentado nos níveis técnicos e de gestão”, finalizou o Major Tonisso. *Outras informações com a Seção de Comunicação da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.

 

Fotos: Arquivo EDA

Fim do conteúdo da página