Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Para comemorar o sucesso de todos os atletas brasileiros e celebrar a atuação de diversas formas da Força Aérea Brasileira nas Olímpiadas Rio 2016, a Esquadrilha da Fumaça levou para seu voo com manobras o medalhista dos Jogos que ganhou o ouro olímpico na modalidade Atletismo Salto com Vara Masculino, Thiago Braz da Silva, nesta tarde do dia 19 de agosto, às 15h30, no Aeroporto Santos Dumont. Terceiro-sargento da Aeronáutica, Thiago Braz é um dos mais de 100 atletas militares das Forças Armadas (Aeronáutica, Marinha e Exército) que estão participando das Olímpiadas no Brasil.

O voo será tema de matéria do programa “Caldeirão”, do Luciano Huck, na Globo, que será exibido neste sábado, dia 20 de agosto. Muito feliz com a produção da reportagem, o apresentador Luciano Huck comentou sobre o feito. “Mais uma vez estamos aqui construindo pontes com a FAB (Força Aérea Brasileira). Hoje a gente está aqui no GEIV (Grupo Especial de Inspeção de Voo) no Rio de Janeiro. Minha experiência com a FAB vai longe, porque já voei de AMX A-1, A-29 Super Tucano, F-5, Mirrage, e estou devendo um voo no A-29 novo (da Esquadrilha da Fumaça). Mas hoje quem vai ter essa experiência vai ser o Sargento Thiago. Thiago Braz é medalha de ouro no Salto com Vara, e a gente vai colocar no Caldeirão. Então mais uma vez é um prazer e uma honra poder estar construindo e produzindo conteúdo a quatro mãos com a Força Aérea”.

Após voar com acrobacias e voar de cabeça pra baixo sobre o Rio de Janeiro, o medalhista Thiago Braz explicou como foi o momento. “O voo foi emocionante e superou minhas expectativas. Lá em cima é muito emoção. Cada curva, ficar de ponta cabeça eleva a sua emoção e eleva a sua adrenalina muito mais”.

Assista ao depoimento do medalhista de ouro Thiago Braz, após o voo com a Esquadrilha da Fumaça:

 

Assista ao depoimento do apresentador Luciano Huck: 

Thiago Braz

O brasileiro alcançou um feito impressionante na noite do dia 15 de agosto. Ele conquistou a medalha de ouro e ainda derrubou o recorde olímpico da prova, para delírio do público no Estádio Olímpico do Engenhão. 

É a primeira medalha do Brasil no salto com vara na história, bem como o primeiro pódio do atletismo brasileiro no Rio 2016. O último ouro tinha sido o de Maurren Maggi no salto em distância, em Pequim 2008. Já o último recorde Olímpico era o de Joaquim Cruz em Los Angeles 1984, também a última medalha de ouro no atletismo masculino.

Pois Thiago quebrou todas essas marcas com um salto de 6,03m, deixando para trás o francês campeão Olímpico em Londres 2012, Renaud Lavillenie, que não superou o salto em 5,98m.

Thiago Braz, de 22 anos, é natural de Marília, no interior de São Paulo, e acumulava títulos como juvenil. Os maiores feitos até então eram a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, em Cingapura, e a medalha de ouro no Mundial Sub-20 de 2012, em Barcelona.

*Outras informações com a Seção de Comunicação da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 99784-4305.

Fim do conteúdo da página