Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

“Eu nunca tinha visto uma aeronave de perto quando enxergava. Agora que sou deficiente visual, ter a oportunidade de poder sentir o tamanho do avião com as mãos e imaginar as suas cores é um momento inesquecível na minha vida”. A afirmação é da integrante do grupo “Olhos da Alma”, Maria Rita Moutinho. A visita do grupo que integra o “Fundo Social de Solidariedade” da cidade do Espírito Santo do Pinhal (SP), aconteceu na tarde do dia 30 de junho.

O grupo foi atendido pelos militares da Esquadrilha da Fumaça que os acompanharam ao tatearem a aeronave A-29 Super Tucano, sentindo, por exemplo, a hélice, as partes que compõem a aeronave e as cores da Bandeira Nacional e do emblema da Fumaça, a cada relevo na pintura. Além disso, um avião e a clássica fumaça branca foram acionados para que eles pudessem sentir a vibração do momento.

Muito emocionada, a responsável pelo grupo, Claudinéia Gonçalves, ressaltou: “a visita é uma experiência ímpar na vida deles, porque muitos nunca tinham ficado perto de uma aeronave. Todo momento diferente para eles desenvolve seus sentidos e os ajuda a aumentar ainda mais a sensibilidade. Trata-se de uma atividade de inclusão social”.

Muito curioso com a visita, o integrante do grupo, Donizeti Aparecido da Silva, revelou sua felicidade com o momento. “É um prazer imenso estar aqui com os militares da Fumaça. Minha vontade é querer voar com eles também, depois que eu pude sentir todas as curvas do avião”.

*Outras informações com a Seção de Comunicação pelo telefone: (19) 3565-7236.

Fotos: Sgt Ribeiro

 

Fim do conteúdo da página