Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

As próximas demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, para este final de semana, estão previstas para as cidades de Dourados (MS) e Votuporanga (SP). Com uma agenda movimentada, a Fumaça já fez 14 demonstrações em cinco estados diferentes do Brasil, incluindo apresentações também no Chile, neste ano de 2016. Com a finalidade de representar o trabalho da Força Aérea Brasileira e incentivar os jovens a seguirem a carreira militar, as demonstrações apresentam um total de 50 manobras durante trinta e cinco minutos de duração.

Para comemorar os 50 anos do Aeroclube Municipal de Dourados, a cidade irá receber as acrobacias da Fumaça no dia 18 de junho, às 15h, no próprio local. O Presidente do Aeroclube, Juliano Soares Lopes, comentou sobre a importância da participação da Esquadrilha no evento. “A última demonstração da Fumaça em nossa cidade aconteceu em 2011. Trata-se de uma grande apresentação que os moradores de nossa região poderão assistir, conhecendo o trabalho da Força Aérea Brasileira de toda a equipe da Fumaça”. Segundo Juliano, a expectativa de público é de 40 mil pessoas, em comparação à última demonstração do Esquadrão na cidade, já que o evento está sendo divulgado em mais de 38 municípios no entorno de Dourados.

No domingo, dia 19 de junho, às 16h, a cidade de Votuporanga (SP) também irá receber as manobras para marcar o início das comemorações de seu aniversário de 79 anos. Muito contente, o diretor do Departamento de Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Votuporanga, Orlando Ribeiro, comentou sobre a expectativa de público no evento. “Nós esperamos mais de 10 mil pessoas na demonstração. Quando a Fumaça confirmou a vinda aqui na cidade, foi uma grande comoção dos moradores de Votuporanga e toda região nas nossas redes sociais. Será um grande presente para nosso aniversário”.

Essa será a primeira vez que haverá demonstração na cidade do piloto Ala Esquerda (#3), Tenente Lucas Pacheco Yoshida. Ele será o locutor durante a demonstração, o piloto que apresenta as manobras ao público. “Pra nós é muito orgulho ter um piloto da Fumaça que nasceu em nossa cidade. Isso vai influenciar muito os nossos jovens a também seguir a carreira de aviador”, comentou Orlando. A demonstração acontecerá no Centro de Eventos Helder Henrique Galera. A entrada é gratuita.

*Outras informações com a Seção de Comunicação da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.   

Fotos: André Manhani

 

Fim do conteúdo da página