Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Poucas palavras são capazes de traduzir o sentimento com relação aos acontecimentos aéreos nos últimos dias. Em um intervalo de apenas uma semana, quatro acidentes aéreos com quatro equipes militares de demonstração aérea, em locais e horários diferentes, resultaram na morte de dois pilotos – Capitão Jeff Kuss e Major Sergei Yeremenko, dos Blue Angels (equipe de demonstração aérea da Marinha dos EUA) e dos Russian Knights (equipe de demonstração da Força Aérea Russa), respectivamente. Na mesma semana, uma aeronave F-16 dos Thunderbirds (equipe de demonstração da Força Aérea dos EUA) e, mais recentemente, dois F-5 da Patrouille Suisse (equipe de demonstração da Força Aérea da Suíça) também se envolveram em acidentes e, felizmente, dois pilotos ejetaram e o terceiro pousou sua aeronave em segurança – todos passam bem.

Estranheza e tristeza talvez sejam palavras capazes de sintetizar o sentimento que permeia a cabeça de admiradores ao redor do mundo, até mesmo daqueles que não acompanham a rotina desses esquadrões, dado à forma trágica que esses pilotos militares entregaram suas vidas. Em ambos os acidentes fatais, em princípio, não houve relatos de tentativa de ejeção e ficou evidente o esforço de tirar as aeronaves da trajetória do público até o último instante, evitando a morte de civis. Para nós, da Esquadrilha da Fumaça, fica a reflexão e o engrandecimento do respeito pela atividade aérea, que envolve riscos e faz com que a segurança seja sempre a prioridade número um.

Ainda que seja um questionamento corriqueiro, não há “concorrência” ou um ranking entre os esquadrões de demonstração no mundo. Existe, sim, um elevado grau de companheirismo, amizade e sentimento de fraternidade, sendo muito comum a ocorrência de intercâmbios, como muito recentemente relatamos a nossa visita aos Halcones (Chile) e a visita realizada pelos Snowbirds (Canadá) ao nosso hangar. Manter os laços diplomáticos de amizade é uma missão comum entre os esquadrões militares e, sem exceção, destaca-se o orgulho de pertencer e servir à sua pátria por meio da demonstração área.

Aqui, na Esquadrilha da Fumaça, voamos para elevar a bandeira do Brasil e estimular o sentimento de patriotismo; para afirmar a capacidade tecnológica brasileira, voando há mais de 30 anos somente aeronaves nacionais e que são referência no mundo da aviação; para reafirmar o profissionalismo dos militares da Força Aérea Brasileira; e de integrar uma nação gigante sobre o mesmo sentimento verde e amarelo. São valores e atribuições semelhantes a todas as equipes e poucos são os países do mundo com uma Força Aérea madura e forte o suficiente com a capacidade de desdobramento logístico e poderio aéreo, exibidos por meio de suas equipes de demonstração. Por isso, essa atividade aérea é tão fundamental para os seus países de origem.

O amor pela aviação e o patriotismo são os sentimentos comuns a todos esses pilotos - a missão certamente continuará a ser cumprida pelos Blue Angels, pelos Thunderbirds, pelos Russian Knights, pela Patrouille da Suisse e por nós, Esquadrilha da Fumaça, que, mesmo à distância, sentimos a dor da perda sofrida pelos nossos colegas de profissão e familiares ao redor do mundo. Prestamos as nossas mais profundas e sinceras condolências nesse momento de luto e reflexão, certos de que essas equipes fazem o mais brilhante trabalho no cumprimento de seus deveres em serviço de suas pátrias.

Sempre, Fumaça...Já!

Arte: Peter Scheleen
Fotos: Internet

Fim do conteúdo da página