Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Toda a equipe da Esquadrilha da Fumaça lamenta o falecimento, nesta quinta-feira, dia 20 de abril, da integrante do grupo de apoio da única equipe de WingWalking da América Latina, Valquíria Bognar, falecida em um acidente de carro durante viagem para Londrina/PR. No local, também faleceu sua mãe, Lucila de Carvalho Bognar. Lamentamos o triste acontecimento e desejamos condolências para a família e para a “Brazilian Wingwalking Team”, grupo em que faz parte nossa grande amiga, membro honorária da FAB, Marta Lucia Bognar. A wingwalker Marta é irmã de Valquíria e filha de Lucila.  

Segundo o atual piloto da equipe, o ex-integrante da Esquadrilha da Fumaça, o Coronel Aviador Ricardo Beltran Crespo, a notícia é extremamente triste para a família, para a equipe e para todos aqueles envolvidos e admiradores da Aviação Acrobática brasileira, devido à importância do grupo, único da América Latina na área de WingWalking.

Ele lembra que a última demonstração da equipe aconteceu no evento de 60 anos da Esquadrilha da Fumaça comemorado em 2012 na Academia da Força Aérea, em Pirassununga/SP. As apresentações da Equipe Brasileira de Wingwalking aconteceram a bordo de um avião bi-plano Stearman. A wingwalker permaneceu em cima da asa do avião para a admiração de todos. 

Diante desta notícia que entristeceu a todos da Fumaça, desejamos muita força para toda a família, em especial, para nossa amiga Marta, nesta hora da despedida.  

 

Fim do conteúdo da página