Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Dois pilotos da Esquadrilha da Fumaça estão, atualmente, fazendo treinamentos do curso de "Piloto Operacional de Demonstração Aérea". O Capitão Cléryson Wander Teixeira, piloto Ala Direita (#2), e o Tenente Lucas Pacheco Yoshida, Ala Esquerda (#3), estão realizando, desde o final do mês de fevereiro, este curso também chamado de PODA. Atualmente, estão finalizando o "Módulo Básico" que consiste em 25 missões.

 “O curso é dimensionado para qualquer piloto, independente de sua aviação. No primeiro módulo, nós aprendemos algumas atividades como o voo em dorso (de cabeça pra baixo) e leva certo tempo para que o nosso cérebro possa se acostumar com a necessidade de usar os comandos de voo de maneira invertida nessa situação", ressaltou o Capitão Wander. 

A partir desta semana, 18 de abril, começa o “Módulo Avançado”, quando os pilotos passam a realizar exercícios específicos de suas posições de voo. Este módulo é dividido em três partes, sendo a primeira realizada com dois aviões, seguida de quatro e, depois, de seis e sete. No total, serão 80 missões. Muito satisfeito com o bom andamento do curso, o Capitão Wander falou sobre o que espera das próximas etapas: “minha expectativa é muito boa, pois percebo que, a cada dia, o controle da aeronave melhora, fazendo com que possamos avançar de acordo com as necessidades de cada missão”.

Vídeo do treinamento de voo em dorso: 

 

Fim do conteúdo da página