Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Cerimônia Militar de Passagem de Comando da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 14 de abril, entre dois ex-integrantes da Esquadrilha da Fumaça: do Brigadeiro do Ar Celestino Todesco para o Coronel Aviador José Aguinaldo de Moura. O evento também contou com a despedida do serviço ativo do Brigadeiro Todesco, depois de 38 anos dedicados à Força Aérea Brasileira.

Em homenagem à nomeação, em sequência, de dois Fumaceiros para o Comando da EPCAR, uma aeronave da Esquadrilha da Fumaça sobrevoou a Escola e apresentou a manobra Lancevaque, que foi realizada pelo piloto nº #7 (Isolado), Major Marcelo Oliveira da Silva. Vale lembrar que “Lancevaque” também é o nome de uma das turmas da EPCAR. Além do voo que representa uma homenagem dos Fumaceiros aos ex-integrantes, o atual Comandante da Esquadrilha, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas e o Tenente Publicitário Eduardo Marques de Souza Santos também estiveram presentes na cerimônia, prestigiando o momento.

O Brigadeiro Todesco fez parte da Esquadrilha da Fumaça como Ala Direita (#2) no período de 1988 a 1992. Natural de São Paulo, ele realizou mais de 160 demonstrações com as aeronaves T-27 Tucano. Já o Coronel Moura foi piloto da Fumaça entre 2000 e 2003, como Ala Direita Externa (#6), e retornou no período de 2009 a 2010 como Comandante do Esquadrão. Ele realizou cerca de 330 demonstrações, também com a aeronave Tucano.

*Outras informações com a Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.    

 

Fim do conteúdo da página