Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O tradicional “Portões Abertos” do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos/SP, recebe a Esquadrilha da Fumaça em duas demonstrações, nos dias 3 e 4 de outubro às 14h. Estas serão duas novas oportunidades para o público conhecer as manobras realizadas pelo Esquadrão de Demonstração Aérea com as aeronaves A-29 Super Tucano. A entrada é franca, e o acesso será feito pela Avenida Brigadeiro Faria Lima.

O show aéreo tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias. As mais esperadas são a Lancevaque e a Chumboide, duas manobras que voltam a ser exibidas pelo Esquadrão, porque o Super Tucano - quinta aeronave adotada na história do EDA - oferece mais potência e capacidade operacional. A pintura dos aviões apresentam as cores vibrantes da Bandeira do Brasil, incentivando o sentimento de patriotismo e a admiração dos espectadores pela equipe brasileira em todo o mundo.

A temática deste ano dos “Portões Abertos” faz alusão à comemoração dos 70 anos da vitória da II Guerra Mundial. A programação contará com muitas novidades, a exemplo da exposição da réplica em escala real do caça GRIPEN NG, de atrações musicais e do espaço kids. Além disso, o público também poderá conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo DCTA, como o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MBA) que possui, em seu acervo, aeronaves utilizadas pelas Forças Armadas e protótipos de foguetes. O evento também contará com praça de alimentação.

*Outras informações pela Assessoria de Comunicação da Esquadrilha da Fumaça: (19) 3565-7236. Informações sobre o evento do DCTA pelo telefone: (12) 3947-6654 ou pelo site: http://www.cta.br.

Fotos: Sgt Ribeiro e fotógrafo civil Titolivio Oliveira

Fim do conteúdo da página