Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Pirassununga e região já podem se preparar para as duas demonstrações da Esquadrilha da Fumaça com as novas aeronaves A-29 Super Tucano no “Domingo Aéreo”. As apresentações estão previstas para 10h30 e 16h na Academia da Força Aérea, em Pirassunga (SP). O evento, que possui diversas outras atrações, ocorre das 9h às 17h. A entrada é franca. Haverá arrecadação de 1Kg de alimento.

O show aéreo tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias. As mais esperadas são a Lancevaque e a Chumboide. As duas manobras voltam a serem exibidas pelo Esquadrão, porque o avião A-29 Super Tucano oferece mais potência e capacidade operacional. Outra novidade é a adoção da fumaça ecologicamente correta, baseada no conceito sustentável de não agredir o meio ambiente.

O Super Tucano é a quinta aeronave adotada pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). Fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), o A-29 já era empregado pela Força Aérea Brasileira (FAB), cumprindo missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e formação de líderes da aviação de caça. Ao serem adotadas pelo EDA, as aeronaves ganharam pintura com as cores vibrantes da Bandeira do Brasil, incentivando o sentimento de patriotismo e a admiração dos espectadores pela equipe brasileira em todo o mundo.

No dia 14 de maio de 2015, a Esquadrilha completou 63 anos. Neste período, quase quatro mil demonstrações aéreas já foram realizadas no Brasil e em mais de 20 países. O EDA tem como missão difundir a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB) em âmbitos nacional e internacional.

*Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.

Fim do conteúdo da página