Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A população de Maringá (PR) entrou para a história da Esquadrilha da Fumaça no último fim de semana. A cidade paranaense foi escolhida para a reestreia do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Aeronáutica, que agora, depois de dois anos de implantação operacional e logística, atua com a nova aeronave, o A-29 Super Tucano.

O mau tempo na região ameaçou impedir a decolagem, mas a mudança climática no horário marcado para as apresentações animou o público de 6 mil pessoas que acompanhou o show aéreo durante os dois dias de EAB Air Show, 18ª edição da tradicional Feira Internacional de Aviação. Clique aqui e veja fotos do evento na Fanpage da FAB.

O empresário Adelson Leonardo levou a filha Beatriz, de 10 anos, para conhecer a Esquadrilha: “Admiro muito a coragem e a ousadia dos pilotos. A emoção é muito forte, especialmente por ser a primeira apresentação nessa nova fase, com a nova aeronave. Foi um presente para Maringá, para cidade, para população”, resumiu.

No céu, um espetáculo verde, azul e amarelo de 45 minutos e com 50 manobras apresentadas. As demonstrações foram o foco de quem, do solo, registrou cada movimento pelas telas das câmeras ou dos celulares e contribuiu com 2 toneladas e meia de alimento não perecível, que agora abastecerão a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maringá pelos próximos quatro meses.

A próxima parada da Esquadrilha da Fumaça já tem data marcada. Dessa vez, eles se apresentam em casa, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), durante o famoso “Portões Abertos”, no dia 23 de agosto.

Esquadrilha da Fumaça na sua cidade

Uma das principais dúvidas de quem gostaria de ver a Esquadrilha da Fumaça em sua cidade é de como realizar a solicitação. As demonstrações do EDA são definidas, normalmente, com um mês de antecedência, pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER). Para tanto, são levados em consideração diversos critérios de avaliação, como importância do evento no cenário nacional/internacional, público estimado durante a apresentação, possibilidades logísticas, entre outros.

Passo a passo

Para solicitar uma demonstração, é necessário enviar um ofício assinado ao CECOMSAER com antecedência mínima de quatro meses, mencionando nome, endereço, data do evento, telefone para contato e público estimado. Recomenda-se estipular outras datas para a demonstração, tendo em vista uma impossibilidade do atendimento na data solicitada.

Após deliberação do Comando da Aeronáutica, o CECOMSAER confirmará junto ao solicitante, com antecedência de 30 dias do evento solicitado, se o pedido foi ou não aprovado.

Vale lembrar que as exibições da Esquadrilha da Fumaça são demonstrações públicas, gratuitas e de caráter institucional, não cabendo, portanto, veiculações com propósito comercial ou de propaganda político-partidária.

O ofício deve ser enviado ao:

     CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
     A/C Excelentíssimo Senhor Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic

Pelos Correios:

      Esplanada dos Ministérios
      Bloco M – 7º andar
      CEP 70.045-900 – Brasília/DF

Por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

      Para confirmação de recebimento: 55 (61) 3966-9699

Fim do conteúdo da página