Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Por volta das 16 horas, o céu de Maringá (PR) ganhou um colorido especial. A primeira apresentação pública da Esquadrilha da Fumaça com as aeronaves A-29 Super Tucano aconteceu neste sábado (11/07), durante a EAB Air Show, 18ª Feira Internacional de Aviação. Mais de 3 mil pessoas assistiram à reestreia. Uma nova apresentação está prevista para domingo (12/07), às 15h10. A entrada é gratuita.

Perfilados, os sete pilotos, acompanhados pelos Anjos da Guarda – equipe das áreas de manutenção e administrativa, se apresentaram ao público antes da realização das manobras. Após todos os procedimentos de segurança, os pilotos embarcaram nos caças pintados com as cores da bandeira do Brasil.

A demonstração durou cerca de 45 minutos e contou com dezenas de acrobacias aéreas que tiraram o fôlego do público presente. As mais comemoradas foram os voos rasantes e a despedida, quando a fumaça desenhou um coração no céu. “As manobras são muito arrojadas e isso nos deixa muito feliz. A distância entre uma aeronave e outra impressiona”, afirma o eletrotécnico Luiz Carlos Souza.

Ao final da demonstração, os pilotos tiraram fotos e responderam dúvidas sobre o trabalho do esquadrão. “É uma satisfação muito grande poder voltar a ter contato com a população e levar a imagem da Força Aérea. Muito bom sentir esse carinho com a esquadrilha. É motivo de muita alegria pra nós”, declara o líder do EDA, Tenente-Coronel, Marcelo Gobett.

Nova fase

Depois de dois anos de implantação operacional e logística, a nova fase do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) marca uma preocupação ainda maior com o público que prestigia as demonstrações. Entre elas está a utilização de fumaça ecologicamente correta, baseada no conceito sustentável de não agredir o meio ambiente.

O Super Tucano é a quinta aeronave adotada pela Esquadrilha da Fumaça na realização das manobras aéreas. Fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), o A-29 já era empregado pela Força Aérea Brasileira (FAB) cumprindo missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e na formação de líderes da aviação de caça.

 

 

Fim do conteúdo da página