Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Depois de dois anos de implantação operacional e logística, a Esquadrilha da Fumaça volta com força total. A primeira apresentação aberta ao público está marcada para o próximo fim de semana. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) será uma das principais atrações da EAB AIR SHOW, 18ª Feira Internacional de Aviação, a ser realizada entre os dias 9 e 12 de julho, no Aeroporto Regional Silvio Name Júnior, em Maringá, no Paraná.

Em quatro dias de exposição, a feira vai reunir os principais players do mercado para avaliar tendências, fazer negócios e desenvolver novas parcerias no setor de aviação. No evento, a Esquadrilha fará duas apresentações. A primeira, no sábado (11/07), e a outra no domingo (12/07). As demonstrações, ambas previstas para as 15h15, terão 45 minutos e cerca de 50 manobras aéreas.

“Estamos com uma grande expectativa em rever a vibração e a receptividade carinhosa do público com a Fumaça”, explica o Major Aviador Marcelo Oliveira da Silva, piloto da posição número 7. “Ficamos focados dois anos em montar um produto final que buscasse a emoção e essa é a nossa chance de apresentar o fruto desse intenso trabalho”, complementa o Major Marcelo, que possui 4.580 horas de voo e 261 demonstrações no currículo.

Maringá
Maringá, escolhida para ser palco da volta da Esquadrilha da Fumaça, é uma cidade com 473.064.190 m². Terceiro maior município do estado e o sétimo mais populoso da região sul do Brasil, a cidade conta com uma população em torno 385.753 habitantes, possui um dos maiores IDHS do país (0,808) e um PIB de R$ 23.139,83 per capita. 

"Será uma honra e um privilégio para Maringá receber a apresentação da Esquadrilha da Fumaça após esse período de transição. Tenho certeza que assistiremos a um espetáculo com toda beleza e segurança que o público merece. Será sem dúvidas a principal atração para o grande público na nossa Feira de Aviação", prevê o prefeito de Maringá, Roberto Pupin.

O estado do Paraná é o 4° estado com maior quantidade de empresas de aviação agrícola no país. O movimento no aeroporto no ano de 2012 foi de 757.719 passageiros, entre embarques e desembarques. “Em um raio de 500 quilômetros no entorno da cidade de Maringá, estão concentradas cerca de 85% de toda a frota de aviação geral, suas indústrias e empresas de serviços ligadas ao setor aeronáutico brasileiro e internacional”, ressalta Decio Corrêa, presidente da EAB AIR SHOW. 

float: leftEsquadrilha

A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar. Veja aqui o histórico completo.

A missão da Esquadrilha da Fumaça é realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB). Entre suas principais atribuições estão, comprovar a qualidade dos produtos da indústria aeronáutica brasileira; contribuir para uma maior integração entre a FAB e as demais Forças Singulares; estimular o entrosamento entre os segmentos civil e militar ligados à atividade aeronáutica e representar a FAB no exterior como instrumento diplomático.

Serviço:

EAB AIR SHOW 2015- 18ª Feira Internacional de Aviação
Data: 09 a 12 de Julho de 2015
Horário: das 10h00 às 18h00
Local: Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Júnior
Avenida Vladmir Babkov, 900 Parque Industrial Mario Bulhões

Apresentação da Esquadrilha da FumaçaDias 11 e 12 de julho às 15h15

Veja abaixo as fotos do avião A-29 da Esquadrilha da Fumaça: FOTOS
 

 

Fim do conteúdo da página