Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Há 63 anos, a Esquadrilha da Fumaça realizava sua primeira demonstração aérea, liderada pelo Capitão Aviador Mário Sobrinho Domenech. O momento histórico aconteceu na Escola de Aeronáutica no Rio de Janeiro, durante uma solenidade militar que contava com a presença de diversas delegações estrangeiras que visitavam a unidade na época.

 

Depois de atingir quase quatro mil apresentações aéreas e visitar mais de vinte países, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) continua sendo uma das instituições que mais representa a imagem institucional da Força Aérea Brasileira em âmbitos nacional e internacional, sempre incentivando o sentimento de patriotismo e estimulando a mentalidade e a vocação aeronáuticas em seu público.

Reunidos em torno da aeronave A-29 Super Tucano e sobre a bolacha da Esquadrilha pintada no chão do hangar, a equipe participou, na manhã do dia 14 de maio, da “Benção das Aeronaves”. O Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Academia da Força Aérea, Tenente-Coronel Capelão Paulo de Anchieta Lopes, conduziu o culto ecumênico e abençoou a aeronave, símbolo do trabalho de toda a equipe. Para ele, “a benção é uma manifestação de fé, um desejo de os militares construírem a história do Esquadrão com a proteção divina, de acordo com a crença de cada um”. Após o momento, o Comandante do EDA, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, frisou a importância da data. "Devemos celebrar o dia do aniversário em nome de todas as gerações que merecem ser lembradas pela dedicação abnegada ao Esquadrão por mais de seis décadas de história. Parabéns, Fumaça!", finalizou. 

Após o culto, o Comandante do EDA, o Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, inaugurou as aeronaves históricas no hangar do Esquadrão, elementos que completam o Salão Histórico já existente. “Com a inauguração, nós homenageamos todos os integrantes que ajudaram a construir a história da Esquadrilha da Fumaça. Aqui no hangar, temos a representação de todas as gerações que merecem ser lembradas pela dedicação abnegada ao Esquadrão por mais de três décadas de história. Parabéns Fumaça!”.

O processo de criação do monumento das aeronaves históricas começou a ser realizado há cinco meses, iniciado com a chegada das aeronaves T-27 em janeiro de 2015. Um grupo de Graduados, liderados pela chefia da Seção de Material, realizou a montagem e a pintura das aeronaves com as cores vermelha e branca e da bandeira nacional.

Fim do conteúdo da página