Antes de uma viagem internacional, temos muito trabalho para que a Fumaça possa cumprir com sucesso sua missão. Cada seção do EDA tem uma atribuição e toda a equipe se envolve no planejamento e organização.

A seção de operações coordena tudo que diz respeito ao voo: os deslocamentos, as demonstrações, quantidade de horas de voo, planos de voo, coordenação com o esquadrão de apoio, entre outras questões ligadas diretamente à atividades aérea.

Já a seção de pessoal, cuida dos procedimentos alfandegários, passaportes, hospedagem e viaturas para deslocamento da equipe.

A seção de material é responsável por toda a logística da manutenção das aeronaves antes e durante a missão, por isso, a grande quantidade de peças e equipamentos que são transportados no Hércules, são mais de 6 toneladas!!

A aeromédica, obviamente, acompanha toda a missão cuidando da saúde da equipe e nossa médica está sempre de prontidão para qualquer alteração.

Por fim, a comunicação social faz toda a divulgação da Fumaça, leva o material de divulgação, como folders  e revistas, acompanha a imprensa e mantém nosso público informado sobre tudo que acontece por aqui.

Para essa missão, serão 48 militares, entre pilotos, anjos da guarda, oficial de manutenção, médica, relações públicas e equipe de suporte, a bordo de oito aeronaves T-27 Tucano e de um C-130 Hércules.

Abaixo, fotos da preparação das aeronaves e organização do material.

Cabo L.Antonio preparando o Tucano

C-130 Hércules

A Fumaça conta com o apoio da aeronave C-130 Hércules, do 1º Grupo de Transporte de Tropa (GTT) da FAB, que vai nos apoiar fazendo o transporte da equipe de apoio, material de manutenção e de divulgação.

O C-130 pousou ontem, dia 21, na AFA, e durante toda a tarde muito trabalho pesado dos nossos anjos no carregamento da aeronave. Toda a carga somou mais de 6 mil toneladas!!

A tripulação do Hércules conta com 8 militares do efetivo da Base Aérea dos Afonsos – Rio de Janeiro.