Briefing sobre o assento ejetávelTudo pronto. Preparativos finalizados. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, mais uma vez representará o Brasil no exterior, justificando o título de “Embaixador do Brasil nos céus”.Juntamente com os principais times de demonstração aérea do mundo, a Esquadrilha da Fumaça fará demonstrações nos dias 12 e 13 de julho.

A Royal International Air Tattoo (RIAT), considerada a maior feira de aviação militar do mundo, acontece na cidade de Fairford, na Inglaterra.

Além das demonstrações internacionais,  pela primeira vez, o Esquadrão também realiza vôo de demonstração em Fernando de Noronha-PE, no dia 19 de junho. O fato reveste-se de especial importância por ser a localidade mais a leste do território brasileiro.

A missão se estende pelo período de 2 a 21 de julho, com deslocamento de oito aeronaves T-27 Tucano, apoiadas por um C-130 Hércules, do 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte.

Dentre outros preparativos para a missão, no dia 25 de junho, o efetivo do EDA assistiu a um briefing sobre o funcionamento do assento ejetável da aeronave T-27. A aula, ministrada por um mecânico especialista no assunto, também elucidou questionamentos sobre os itens existentes no kit de sobrevivência do assento.

O objetivo do briefing foi relembrar os procedimentos e esclarecer as eventuais dúvidas do efetivo, já que durante os deslocamentos haverá a travessia do Oceano Atlântico.