Sete aeronaves sobrevoam as belezas naturais de nove cidades do Brasil e colorem o céu com as cores da bandeira nacional, pincelando desenhos com a fumaça. Esta é a essência do nosso filme “No céu do Brasil”, lançado na noite da última terça-feira, dia 30, no cinema da Academia da Força Aérea (AFA).

Após assistir ao filme, o cadete do 1º ano da AFA, Gustavo Henrique Kayser Vargas, elogiou o documentário. “Gostei demais das imagens. Com o filme, pude ver como moradores de cidades pequenas, que nem estão acostumados a ver aviões, ficam surpreendidos com as manobras da Esquadrilha”. Também encantado com o documentário, o cadete do 1º ano, James Bruce Lyncoln Belmonte Soares, ressaltou a importância do EDA. “Eu nasci em uma cidade muito pequena e achei uma iniciativa muito interessante da Esquadrilha promover demonstrações em municípios desse tipo. Fiquei muito emocionado”.

A ideia do filme começou em 2011, como parte das comemorações dos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça. A tenente de Relações Públicas da Fumaça, Josiana Tortorella, explica que, em novembro de 2011, estava prevista uma viagem da Esquadrilha para demonstrações em nove cidades brasileiras, iniciando pelo município mineiro de Pará de Minas e seguindo pelo Circuito Nordeste em Salvador, Recife, Maceió, Joca Claudino, Cajazeiras, Juazeiro do Norte, Crateús e Natal.

Nesta viagem, a equipe afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo e no Sul de Minas, EPTV, acompanhou as apresentações e registrou os momentos marcantes da viagem, como demonstrações aéreas nas cidades e traslados de um município para outro. A equipe de TV foi a bordo de um avião de apoio, junto com o grupo militar que acompanhou o EDA, formado por mecânicos, médico, relações públicas e pessoal de apoio. A viagem rendeu uma série especial de reportagens na Rede Globo regional, em maio de 2012, na semana da comemoração de 60 anos da Esquadrilha da Fumaça.

De posse desse material, a equipe de Comunicação Social da Esquadrilha pensou em utilizar essas reportagens para montar seu documentário, como forma de integrar as comemorações de aniversário do esquadrão”, confirmou a Tenente Josiana. E assim aconteceu, e o EDA lançou seu filme com dois discos, contendo imagens sobre o circuito por nove cidades e o evento de aniversário de 60 anos, ocorrido nos dias 12 e 13 de maio de 2012, em Pirassununga, no DVD principal.

No DVD de extras, há reportagens sobre a “Missão Chile”, que aconteceu em março de 2010; os “Anjos da Guarda”, composta pela equipe de apoio do EDA, formada por mecânicos, relações públicas, médico e grupo responsável pela loja de artigos da Esquadrilha; “A Casa da Fumaça”, com informações sobre a AFA, sede da Esquadrilha; o “Voo Invertido”, com a formação de um “fumaceiro”, como são chamados os pilotos da Fumaça, além dos extras “Colaboradores” e “Clipes”, com os clipes dos músicos Maycon Bianchi e Waldonys.

"No Céu do Brasil" será comercializado pela Associação Esquadrulha da Fumaça, nos eventos em que a Fumaça demonstra e pela loja virtual www.esquadrilhadafumaca.com.br/loja.

Fotos: 1S Monteiro

Foto: Divulgação EDA