Emoção é a palavra principal para descrever a demonstração do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) na capital da Guiana Inglesa, Georgetown, na tarde deste domingo (24).

Em cima de carros ou das pedras na orla da praia, cada um providenciou sua melhor maneira para acompanhar as acrobacias da equipe brasileira. O evento que fez parte da comemoração dos 100 anos de Aviação Civil do país marcou, também, a última demonstração com as aeronaves T-27 Tucano no exterior. 

Milhares de pessoas de variadas idades estiveram presentes no evento para prestigiar, com gritos de emoção, as manobras dos pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB). O motorista George Major achou fantástica a demonstração. “É a primeira vez que estou assistindo e amei. As manobras são bem radicais”. Encantada com as acrobacias, a dona de casa Darlene Silva, brasileira de Itaituba (PA), aproveitou a visita à Guiana para acompanhar a apresentação. “Estou arrepiada até agora com a manobra do avião em que o piloto simula cair lá do alto. Parece que até desligou o motor da aeronave”, falou, sorrindo. Ela explica que o sonho de seu filho é fazer parte da FAB. “Após eu vir esse show, vou incentivá-lo ainda mais a seguir a carreira. É muito linda”. Outra pessoa que também demonstrou interesse em ser aviador foi Michel Roberts, de 9 anos, de Georgetown. “Eu gostaria muito de ser piloto. Depois do que vi, fiquei com mais vontade ainda”.

Antes da demonstração, a equipe da Fumaça participou de um encontro em comemoração ao aniversário, com a presença de autoridades. Na ocasião, o Diretor Geral da Aviação Civil da Guiana, Zulficar Mohamed, elogiou a FAB. “Destaco a importância da indústria aeronáutica brasileira para o mundo. Espero que, no próximo centenário, nosso país possa buscar se desenvolver ainda mais na área da aviação, a exemplo do Brasil”. O presidente da Guiana, Donald Ramotar, esteve presente e agradeceu a presença da equipe do EDA no país. “Eu me lembro quando a Esquadrilha veio aqui em 2008 e foi um dia inesquecível para todos nós. Assim, estou muito agradecido de poder contar, novamente, com a presença de vocês que vieram mostrar suas habilidades aeronáuticas”.

O EDA finaliza sua trajetória no país nesta segunda-feira (25) com a exposição estática de duas aeronaves no evento “Portões Abertos”, no Aeroporto Ogle. Esta missão foi a última internacional da Esquadrilha com a aeronave T-27, pois, a partir de 1º de abril, as demonstrações ficarão suspensas, por tempo indeterminado, para que possa começar o treinamento com o novo avião do Esquadrão, o A-29 Super Tucano. Após Guiana, a equipe ainda segue para demonstrações em cidades do Norte e Nordeste do Brasil, como podem ser conferidas na agenda do site.

 

O Presidente da Guiana Donald Ramotar  agradece a presença do EDA.( Foto: Cb V. Santos)

Fotos: Cb V. Santos