Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A equipe do Esquadrão de Demonstração Aérea agraciou dois novos “Fumaças Honorários” neste ano de 2015. São eles: o Comandante do Comar IV, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e o publicitário e diretor de criação da Produtora Farol Filmes, Fabio Modena. Ambos receberam o título cuja finalidade é tornar público o reconhecimento da Esquadrilha da Fumaça aos entusiastas da aviação que, de forma amiga, desinteressada e honesta, em muito contribuem para o sucesso no cumprimento da missão do Esquadrão.

Ao receber a homenagem, o Major-Brigadeiro do Ar Damasceno agradeceu: “fico imensamente lisonjeado de receber o título, afinal a Esquadrilha da Fumaça foi um dos grandes motivos que me incentivou a seguir a carreira na Aeronáutica, quando, na época, assistia a demonstrações aéreas, ainda com a aeronave NA T-6 Texan”. Fabio Modena também destacou a importância do momento. “Ao longo de quase duas décadas, tive a oportunidade ímpar de acompanhar e registrar momentos importantes da Esquadrilha da Fumaça”. E finalizou: “espero que possa retribuir tamanha honra com belas imagens que ficarão para a história desse Esquadrão. Muito obrigado”.

Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno:

O Major-Brigadeiro do Ar Damasceno sempre se mostrou um grande admirador da Esquadrilha da Fumaça, comungando dos mesmos valores que norteiam as ações e a missão do EDA. Aliado ao fato de ser um observador atento aos movimentos da sociedade durante toda a sua carreira militar, ele também se mostrou um militar empenhado e dedicado em “fazer as coisas acontecerem” por todos os lugares em que serviu. Tal fato se tornou ainda mais marcante nos períodos em que atuou como Chefe da Divisão de Relações Públicas do CECOMSAER, conseguindo dedicar todos os esforços no sentido de propiciar à Fumaça a execução da sua missão na capacidade máxima possível e facilitando a otimização de resultados em prol da Força Aérea como um todo.

Novamente mais tarde, no período em que foi Chefe do CECOMSAER, atuou neste Centro para, mais uma vez, propiciar um ambiente favorável ao EDA na utilização de todos os meios necessários para a consecução dos objetivos propostos ao extremo de sua disponibilidade, conseguindo utilizar a Esquadrilha da Fumaça em sua máxima performance no contexto da Comunicação Social da FAB. Ainda, como Comandante do IV COMAR, segue atuando de forma positiva e empenhada em seus afazeres sempre considerando a participação da Fumaça nos mais diversos eventos, divulgando e engrandecendo o nome do Esquadrão em diversos setores da sociedade militar e civil brasileiras.

Fabio Modena

Nascido em 1968 e natural de São Paulo/SP, é publicitário e diretor de criação da Produtora Farol Filmes. Foi roteirista e diretor das sequências em voo do documentário Voando com a Esquadrilha da Fumaça, de 2001. Foi co-diretor e responsável pelas sequências em voo do documentário Asas e Coração, agora sobre o cotidiano da Esquadrilha da Fumaça, lançado em 2011. Acompanhou as turnês Norte/Nordeste do EDA em 1997 e a turnê América em 2010. Foi o criador e um dos responsáveis pelo TAM nas Nuvens, o programa de entretenimento de bordo da TAM, no qual sugeriu e produziu diversas matérias que divulgassem o cotidiano da FAB, tais como: Esquadrilha da Fumaça, Academia da Força AéreaCorreio Aéreo NacionalSenta a Púa (sobre o 1o Grupo de Caça); Esquadrão AdelphiOperação AmazônicaMUSALOperação Antártica e GDA.

Em mais de 20 anos de atuação no setor, já captou imagens nos vários cantos do planeta, inclusive no continente gelado da Antártica.  Realizou filmagens nas fábricas da Embraer (em São José dos Campos e Gavião Peixoto), da Boeing (em Seattle), e da Airbus (em Hamburgo e Toulouse). Rompeu a barreira do som, sendo um dos primeiros civis autorizados a voar o Mirage 2000 da FAB. Voou com os Blue Angels - em turnê pelos Estados Unidos - a bordo do C-130 Fat Albert, além de acumular um recorde de horas de voo filmando as mais distintas aeronaves civis e militares no Brasil e no mundo.

Seu trabalho dedicado à aviação brasileira, conjugado a sua admiração incessante pela Esquadrilha da Fumaça, tornou-o uma personalidade de peculiar e inegável importância na vida do EDA. Tendo um contato fraterno com os componentes do EDA desde o início, conseguiu construir ao longo desse tempo uma amizade sincera e verdadeira com todos os integrantes e ex-integrantes, tornando recíprocos os sentimentos de admiração e respeito que ele nutre por esse grupo de profissionais da aviação militar brasileira. De forma ativa e desinteressada, sempre buscou refletir a sua paixão pela aviação na qualidade dos trabalhos que realiza, gerando excelentes resultados que - com reconhecimento nacional e internacional - já falam por si.

*Outras informações com a Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.

Major-Brigadeiro do Ar Damasceno recebe título "Fumaça Honorário"

Fabio Modena agradece a homenagem

Fotos: Sgt Ribeiro

Fim do conteúdo da página