As apresentações acontecerão neste fim de semana na Escola de Especialistas, às 15h30, e no PAMA-SP, às 15h, sábado e domingo consecutivamente 

A Esquadrilha da Fumaça participará de dois grandes eventos realizados pela Força Aérea Brasileira (FAB), em comemoração aos 150 anos de Santos Dumont, neste final de semana. A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá – SP, realizará o evento Portões Abertos para a sociedade civil no aeroporto da cidade, em um sábado repleto de exposições e atividades aeronáuticas e, às 15h30, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, entra na arena para realizar sua demonstração aérea. No dia seguinte (01), a Esquadrilha estará presente às 15h, no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), na capital paulista, para a sua apresentação aérea.

Serão duas ocasiões com expectativa de milhares de pessoas assistindo as demonstrações dos A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça. Em apresentações como essas, os pilotos, ao pousarem as aeronaves, têm contato com o público nos gradis distribuindo materiais institucionais e fazendo fotos com os entusiastas da atividade aeronáutica militar.

“Sempre são ocasiões que ficam guardadas em nossas memórias. Sempre há aquele momento em que fazemos fotos com uma criança que ficou deslumbrada com a apresentação, e que mais tarde poderá usar este momento como incentivo para estudar e fazer parte da nossa Força Aérea. Esse é o nosso trabalho, estimular e desenvolver a vocação e a mentalidade aeronáuticas”, comenta o Capitão Aviador João Bernardo Costa NEVES.

Ainda de acordo com o Capitão, a apresentação no PAMA-SP será adaptada por conta do intenso fluxo de tráfego aéreo causado pelo aeroporto de Congonhas e Guarulhos. “O espaço aéreo na capital paulista é intenso por conta das movimentações dos aeroportos, tanto de Congonhas (SP) quanto de Guarulhos, porém, vamos realizar mesmo assim uma demonstração mais curta e adaptada com manobras já conhecidas do público”.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.