Voos com aeronaves das companhias Azul e Gol, e com aviões históricos foram momentos especiais para o Esquadrão

Esquadrilha da Fumaça no Domingo Aéreo 2023

A Academia da Força Aérea (AFA), sediada em Pirassununga (SP), abriu seus portões no último domingo (17), para um público de aproximadamente 50 mil pessoas. Entre aviões estáticos, blindados do Exército Brasileiro, estandes de empresas ligadas à aviação e à atividade militar, as principais atrações foram as acrobacias e passagens de diversas aeronaves civis e da Força Aérea Brasileira (FAB), inclusive, duas demonstrações da Esquadrilha da Fumaça.

O evento foi em alusão aos 150 anos de Alberto Santos Dumont, pai da aviação e patrono da Aeronáutica brasileira. Tiveram caças realizando passagens baixas, como o F-5M Tiger, RA-1M e o F-39 GRIPEN, este último, pela primeira vez se apresentou em um evento de aviação, trata-se do mais moderno avião de caça supersônico da FAB. Teve ainda o Esquadrão de Voo a Vela, Esquadrão Apolo (T-25), Esquadrão Cometa (T-27M Tucano), aeromodelos e aeronaves clássicas como o T-6 da Hangar 33. Às 11h o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) entrou em ação para a primeira apresentação do dia levando o público ao êxtase com manobras de tirar o fôlego. Para a paulista Elaine Martins, que viajou 200 km vindo de Cotia (SP) com a família pela primeira vez para acompanhar o Domingo Aéreo e assistir a Esquadrilha da Fumaça, foi indescritível. “Assistir a uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça pela primeira vez é igual ao primeiro amor, os anos vão passar, mas as lembranças ficarão guardadas no coração”.

                                                                                      Esquadrilha da Fumaça na ala da aeronave da Azul

Ao final da primeira demonstração, teve ainda passagens com o avião Embraer 195 E2 da Azul, fato que chamou a atenção do público e motivo de alegria para os pilotos também. “Este entrosamento entre o meio civil e militar ligados a aviação é uma de nossas atribuições como um Esquadrão de demonstração da FAB”, afirma o Capitão Aviador André Nery Bezerra, um dos pilotos da Fumaça.

Outro grande momento do dia foi a segunda apresentação, às 16h, logo após a tradicional demonstração aérea, foi a vez dos A-29 Super Tucano voarem na ala de um Boeing 737-800 da Gol, em mais um voo ligando o meio civil e militar, e despertando a curiosidade e a simpatia do público presente. Ambos os aviões das companhias aéreas estavam com pinturas alusivas aos 150 anos de Santos Dumont.

Os A-29 SUper Tucano do EDA em voo com aeronave da GOL

A Esquadrilha ainda realizou passagens com aviões históricos como o North American T-6 da Hangar 33 e com o Beechcraft da WS Museum.

“O evento todo foi muito bacana e muito bem organizado, desde a entrada até as apresentações. Eu, particularmente, gosto muito da Esquadrilha da Fumaça e de quando fazem o coração no céu”, comenta Débora Fátima de Oliveira Santos, que viajou de Barueri (SP), e esteve no evento com o marido e a filha.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

 Esquadrilha da Fumaça e o Beechcraft da WS Museum

Texto: Tenente JOR Rogério
Revisão: Capitão Aviador André Nery BEZERRA
Fotos: Ten Rogério e Juliano Gianotto
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.