A Esquadrilha da Fumaça fará uma demonstração aérea no dia 15 de agosto, na cidade de Sorocaba (SP), em alusão aos 369 anos do município. A apresentação será às 15h30, no Paço Municipal e terá cerca de 35 minutos com os sete aviões A-29-Super Tucano realizando em torno de 50 manobras.

Assim como em todas as demonstrações do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), enquanto os aviões com as cores da bandeira do Brasil estão realizando acrobacias nos céus, um dos pilotos que não está no voo, estará fazendo a narração das manobras para facilitar o entendimento do público presente. Nesta ocasião, o Major Alfonso M. G. Bittencourt Filho estará com essa função.

“Fazer a locução de uma demonstração é sempre algo prazeroso, pois faço o papel de prender a atenção do público para as informações necessárias a respeito das manobras, explicando a todos a sequência de onde vem e para onde vai cada aeronave. Além de estar com o público logo após a demonstração e poder tirar dúvidas de cada um se for necessário. Levar a imagem institucional da Força Aérea Brasileira para a população é a nossa missão.” Afirma o Major Bittencourt, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.