T-6 com as cores originais da Esquadrilha da Fumaça realiza passagens no Cristo Redentor acompanhado por três A-29 Super Tucano em homenagem ao Pai da Aviação

Foto: Oswaldo Claro

Em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont, o pai da aviação, três aviões da Esquadrilha da Fumaça fizeram passagens no Cristo Redentor - Rio de Janeiro – liderados por um North American T-6 Texan, o primeiro avião utilizado pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB). 

Relembrar é viver, e foi o que aconteceu na tarde de 28 de julho, na última sexta-feira. Manter viva a história dos precursores da aviação é parte dos valores da Força Aérea Brasileira. Desta maneira, em um sobrevoo, foi possível relembrar o passado com a presença e o ronco do motor da aeronave T-6 da empresa Hangar 33, que restaurou o avião nas cores utilizadas pelo EDA nas décadas de 1960 e 1970, bem como reverenciar Alberto Santos Dumont em seu sesquicentenário. 

A Esquadrilha chegou com toda a equipe no Campo dos Afonsos (RJ), base aérea onde foi criada, para uma demonstração a ser realizada durante o Portões Abertos do MUSAL – Museu Aeroespacial da FAB. Logo após o pouso, o Sargento Cruz, que trabalhou no EDA nos anos 60, aproximou-se das aeronaves conduzido pelo Brigadeiro do Ar Mauricio Carvalho Sampaio, diretor do MUSAL. “Trabalhei como Anjo da Guarda (mecânico) na Esquadrilha no período de 1962 a 1966 e para mim é motivo de grande alegria ver juntos o glorioso T-6 e os modernos A-29 Super Tucano”, conta emocionado o Sargento Cruz.  

Esquadrilha da Fumaça, Brigadeiro Sampaio e Sargento Cruz  - Foto: Juliano Gianoto

Para a realização do sobrevoo no Cristo foi necessário um briefing com todos os envolvidos. Nesta missão estavam presentes o piloto do T-6 (Hangar 33), Leandro Mota Arruda e três pilotos do EDA – Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira, Major Alfonso Maria Bittencourt Filho e Capitão André Mayer Fontoura. Participaram também a tripulação do Esquadrão Puma (3º/8º), com o helicóptero H-36 Caracal, comandada pelo Major Ródily Fernandes Paz e a empresa Helinews tripulada pelo Comandante Ricardo Malaguti, que possibilitaram a captação de fotos e vídeos externos. 

Após toda a coordenação, aviões e helicópteros decolaram para reviver e reverenciar o passado em um voo histórico de cerca de vinte minutos. 

“Há 150 anos nascia Alberto Santos Dumont, o pai da aviação e patrono da aeronáutica brasileira. A Esquadrilha da Fumaça nasceu em 1952 aqui no Campo dos Afonsos, com quatro aeronaves North American T-6 Texan. Nesta ocasião, pudemos relembrar e prestigiar o nosso passado da melhor maneira - voando. E poder fazer esta homenagem no Cristo Redentor é algo que ficará na memória de todos os envolvidos”, comenta o Comandante do EDA Tenente-Coronel Garcia. 

Esta ação só foi possível ser concretizada por meio da participação de diversos atores, dentre eles o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), o COMAR 3 (Comando Aéreo Regional), o  MUSAL (Museu Aeroespacial) e as empresas Helinews e Hangar 33.

 Foto: Juliano Gianotto