A Esquadrilha da Fumaça foi reconhecida, este ano, como ‘bem cultural imaterial’ pelo Comando da Aeronáutica, por meio do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica - INCAER. A honraria visa resguardar o Patrimônio Cultural do Comando da Aeronáutica de forma análoga à sistemática conduzida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

É reconhecido como bem cultural imaterial as tradições, usos e costumes, representações, práticas, saberes, técnicas, as crenças e valores, as ações históricas e cotidianas, os lugares e modos de fazer presentes na sociedade – junto com os instrumentos, objetos, artefatos, e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

Como tal, podem ser citados os modos de criar, fazer e viver dos indivíduos que desenvolveram e desenvolvem a Força Aérea Brasileira (FAB), transmitidos de geração em geração e, constantemente, recriados e apropriados por indivíduos e grupos como importantes elementos de sua identidade e continuidade contribuindo, assim, para promover o respeito e preservação da memória da Instituição.

Neste contexto, foi cadastrado, recentemente, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, como ‘bem cultural imaterial’ da FAB. O cadastro é realizado quando o bem imaterial tem uma relevância tanto para a instituição quanto para a sociedade brasileira.

Assim como o EDA, são reconhecidos como patrimônios imateriais: Campo dos Afonsos, Ópera do Danilo, Banho de Batismo – Lago do Lachê, Campo Parnamirim e Reunião Decenal de Turma.

Para o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira, “certamente este é um dos maiores reconhecimentos recebidos por este Esquadrão que, tradicionalmente, conduz a missão de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira por mais de 70 anos de história”.

A Esquadrilha da Fumaça completou, no dia 14 de maio deste ano, 71 anos realizando demonstrações aéreas. No dia 28 de abril do ano corrente, alcançou o marco histórico de quatro mil demonstrações em missões dentro e fora do País.

Texto: Tenente JOR Rogério
Revisão: Capitão Aviador Ícaro Bontempo FURTADO 
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.