Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Quando um piloto é escolhido para compor a equipe do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), ele cumpre uma série de etapas de instrução em voo até a conclusão do curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea (PODA), momento em que realiza o “voo solo” em formação com os outros seis aviões. Durante esta semana, dois pilotos concluíram este curso e, agora, estão prontos para realizar demonstrações aéreas em suas novas posições de voo. 

A partir de agora, o Major Aviador Natalício passa a ocupar a posição de voo #7, o Isolado, nas demonstrações da Fumaça. O aviador concluiu o seu curso no último dia 18, ao realizar o perfil de demonstração completa, juntamente com toda a equipe, sem a presença do seu instrutor de voo na nacele do seu avião. O Major Natalício ingressou no EDA em 2018 e ocupava a posição #5, o Ala Esquerdo Externo, e migra agora para a sua nova posição. “Foi mais um desafio, como piloto, aprender todas as manobras do #7 e hoje é muito gratificante ter adquirido mais esse conhecimento”, afirma o novo Isolado do EDA. que recebeu do seu instrutor, o Capitão Aviador Esteves, o seu novo cachecol de voo com a inscrição #7.

Quem assume o seu lugar como #5 é o 1º Tenente Aviador Furtado. Curiosamente, teve como o seu instrutor o próprio Major Natalício. Após concluir quase 80 horas em seu curso de piloto de demonstração aérea, realizou no último dia 17 o seu voo solo, também realizando um perfil completo de demonstração juntamente com as demais seis aeronaves que fazem parte das apresentações.

Ao pousar a sua aeronave, o Tenente foi recebido pelos seus colegas do EDA e pela família, que assistiu ao voo. Na ocasião, recebeu do seu instrutor o seu cachecol de voo, item que simboliza o piloto militar e entregue, na Fumaça, somente após a conclusão desta etapa. “Concluir o curso é muito gratificante. No começo, há a sensação de que é impossível executar aquelas manobras. Mas à medida que treinamos e avançamos nas missões do curso, você começa a aprender e vem aquela sensação boa de que está realmente conseguindo”, conta o Tenente Furtado. “Estou muito motivado para fazer o meu melhor como piloto da posição #5 para representar bem a Esquadrilha da Fumaça e a Força Aérea Brasileira”, completa o novo piloto, que foi selecionado para compor o time neste ano.

A agenda de demonstrações do EDA está temporariamente suspensa, sem previsão de retorno, em decorrência das orientações sanitárias para conter a COVID-19. Todavia, o Esquadrão mantém a sua rotina de treinamentos em sua sede, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga/SP, e na formação do seus novos pilotos ao longo do ano de 2020. Para saber mais e acompanhar a rotina da Fumaça, acesse o site e mídias sociais da Força Aérea Brasileira em www.fab.mil.br e www.fab.mil.br/eda.

  • Seção de Comunicação Social
  • Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira
  • Texto: Tenente Marcus Lemos
  • Revisão: Major Nunes e Capitão Grothe
  • Fotos: Tenente Marcus Lemos e Suboficial Ribeiro

 

 

Fim do conteúdo da página