Por conta das celebrações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), a FAB realiza no mês de outubro uma série de eventos Portões Abertos em suas unidades, espalhadas pelo território nacional. Nos dias 26 e 27 de outubro, o calendário de 2019 desse evento se encerra no Museu Aeroespacial, localizado na cidade do Rio de Janeiro, com participação da Esquadrilha da Fumaça em ambos os dias.

A 3ª edição do Musal Airshow, como é conhecido, conta com diversas atrações aéreas e em solo a partir das 8h nos dois dias no Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos. Além de todo o acervo de aeronaves históricas do museu e da possibilidade de conhecer várias por dentro, o evento conta com apresentações acrobáticas de pilotos e aeronaves civis. Também fazem parte da programação o salto dos paraquedistas do Grupo Falcões, da FAB, paraquedistas do Exército Brasileiro, caça AF-1 da Marinha do Brasil, apresentação de banda militar da Base Aérea dos Afonsos, além de atividades infantis. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

A partir das 16h do sábado e do domingo, o público presente acompanhará as sete aeronaves A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça em quase uma hora de apresentação, com 50 manobras e acrobacias. “Estamos muito honrados em receber, pela primeira vez, duas apresentações da Esquadrilha da Fumaça que, com certeza, abrilhantará ainda mais o Musal Airshow 2019”, afirma o Diretor do Museu Aeroespacial, Brigadeiro Luiz Carlos Lébeis.

Encerrando as demonstrações do mês de outubro, juntamente com o último evento Portões Abertos da FAB do ano, a Esquadrilha da Fumaça também caminha para o encerramento da sua temporada de demonstrações. No mês de novembro, o Esquadrão segue a sua rotina administrativa e de treinamentos, com uma demonstração prevista para o dia 25 na cidade de Campinas/SP, a menos de 100km da capital do paulista.

A agenda completa da Esquadrilha da Fumaça, assim como detalhes dos locais e horários, pode ser consultada em seu site oficial. Para mais detalhes e acompanhar a rotina da Fumaça, acesse também o seu FacebookInstagramTwitterYoutube e Flickr.

  • Texto: Tenente Marcus Lemos
  • Fotos: Suboficial Ribeiro