No final de semana dos dias 19 e 20, a Esquadrilha da Fumaça participa de dois Portões Abertos da Força Aérea Brasileira (FAB), nas cidades de São José dos Campos/SP e na capital Paulista. Os eventos têm entrada gratuita e programação ao longo dos dois dias.

Localizada a 90km da capital paulista, em São José dos Campos, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) é um dos grandes departamentos da FAB e responsável pelo desenvolvimento científico e tecnológico. Instituições que são referências mundiais em tecnologia estão inseridas no DCTA, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), dentre outros.

É nesse cenário que o público poderá participar do seu Portões Abertos, que recebe a população no sábado e no domingo. A demonstração da Esquadrilha da Fumaça no DCTA ocorre às 15h do dia 19, com previsão de quase uma hora de envolvimento, em que os presentes poderão acompanhar desde a chegada da equipe, amarração dos pilotos, acionamento das aeronaves, as cerca de 50 manobras aéreas, até o pouso.

Na manhã seguinte (20), toda a equipe decola para um breve deslocamento até a cidade de São Paulo, para participar das atividades do Parque de Material Aeronáutico (PAMA-SP), unidade da FAB responsável por manutenção de aeronaves, como o caça F-5, e de motores. A capital Paulista possui o maior tráfego aéreo do país e possui a quinta ponte aérea mais movimentada do mundo, a Rio – São Paulo, de acordo com a OAG – agência internacional de informações sobre aviação. Somente entre as duas cidades, são registradas aproximadamente 40.000 decolagens por ano. Curiosamente, a capital disputa com Nova Iorque também como a cidade com a maior frota de helicópteros do mundo.

Durante a demonstração, a Esquadrilha da Fumaça utiliza uma “arena” sobre uma área de 250km² para realizar a sua apresentação aérea. Por esses motivos, para gerar menor impacto sobre esse tráfego aéreo movimentado da cidade, a duração da demonstração é reduzida para 10 minutos.

A partir das 15h40, o público acompanha de perto toda a movimentação dos pilotos, mecânicos e aeronaves no pátio do PAMA. Às 16h, as sete aeronaves A-29 Super Tucano decolam para a realização de manobras e acrobacias, que o público poderá conferir de perto, sobre a capital.

A Esquadrilha da Fumaça caminha para o fim da sua temporada de demonstrações de 2019. A agenda completa e mais detalhes podem ser conferidas no site oficial do Esquadrão. Para mais detalhes e acompanhar a rotina da Fumaça, acesse também o seu Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.