Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Dois eventos que prometem grandes públicos estão agendados para este final de semana. A cidade de Taubaté/SP recebe no próximo sábado (24) o Sábado Aéreo e, no domingo (25), na cidade de Campo Grande/MS, o Portões Abertos da Ala 5.

Em comemoração aos 100 anos da Aviação Militar, o Exército Brasileiro (EB) realiza em Taubaté, no interior de São Paulo, o Sábado Aéreo, que tem estimativa de receber 30 mil pessoas. O evento acontece nas instalações do Comando da Aviação do Exército (CAvEx) e, na programação, demonstrações da aviação do EB, apresentação do time civil Esquadrilha Céu e, às 16h, demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça.

O Sábado Aéreo tem início às 9h do dia 24 e é um evento gratuito, sendo necessário apresentar ingresso, que pode ser retirado no site do CAvEx no endereço www.cavex.eb.mil.br. Os organizadores incentivam o público a levarem um quilo de alimento não perecível para ser doado às instituições de assistência da cidade. “Para a Aviação do Exército, é uma honra receber em nossa base a Esquadrilha da Fumaça”, afirma o Chefe da Comunicação Social do Comando da CAvEx, Major Saulo Vila Nova, que ressalta que é um dos grandes eventos do calendário nacional de eventos desta natureza.

Decolando do estado de São Paulo, rumo ao Mato Grosso do Sul, a equipe chega domingo (25) em Campo Grande, onde fica sediada a Ala 5 da Força Aérea Brasileira (FAB). Neste dia, acontece o evento Portões Abertos, abrindo o calendário do segundo semestre deste evento que acontece em diversas organizações da FAB.

A Ala 5 é sede de seis organizações militares da FAB, dentre elas, o Esquadrão Onça (1º/15º GAV), o Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV) e o Esquadrão Flecha (3º/3º), além do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, PARA-SAR. Durante o Portões Abertos, o público poderá conhecer de perto suas aeronaves e equipamentos, como o C-105 Amazonas, o H-60 Blackhawk e o A-29 Super Tucano em sua versão camuflada. Às 15h, é a vez da Esquadrilha da Fumaça iniciar a sua demonstração com as sete aeronaves A-29 com as suas cores representando a bandeira do Brasil. Será nesta demonstração a estreia do Capitão Esteves como piloto da posição #7, o Isolado, responsável por manobras como o Lancevaque, Chumbóide e o Parafuso.

As duas demonstrações encerram a agenda de agosto da Esquadrilha da Fumaça e as de setembro e outubro podem conferidas por meio do site oficial da Esquadrilha da Fumaça. Para mais detalhes e acompanhar a rotina da Fumaça, acesse também o seu FacebookInstagramTwitterYoutube e Flickr.

  • Texto e fotos: Tenente Marcus Lemos
Fim do conteúdo da página