O público chegou cedo no local da demonstração e, ainda se ajeitando em seus lugares, procura pelo melhor ponto à espera do início da trilha sonora que dá o tom para a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. "Senhoras e senhores, meninas e meninos: boa tarde!". Com as palavras do locutor, as sete aeronaves A-29 Super Tucano sobrevoam todos os olhares com a entrada inicial, looping e uma perna de oito para, então, a manobra break, quando os sete aviões se separam. A partir deste momento, são 35 minutos em que, da platéia, só se ouvem suspiros, gritos de sustos e risadas de alívio. Mas, muito antes do público chegar e muito depois de todos irem embora, há uma equipe que não parou de trabalhar para tornar tudo possível: os Anjos da Guarda, militares que cuidam dos serviços administrativos e de manutenção dos aviões da Esquadrilha da Fumaça.

Ao todo, a equipe de 2019 do Esquadrão conta com 35 Anjos da Guarda, como os especialistas são carinhosamente chamados, sendo 27 da manutenção de aeronaves e 8 de serviços administrativos. Formados pela Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR), localizada na cidade de Guaratinguetá (SP), formam-se em áreas técnicas como 3º Sargentos e iniciam a sua ascensão na carreira, podendo chegar a graduação de Suboficial ou, por meio de processos internos de seleção, aos postos de oficiais.

Assim como acontece com os pilotos, a equipe de Anjos da Fumaça também se renova a cada ano, com a saída e entrada de novos integrantes. Para o ano de 2019, três novos sargentos foram recebidos na equipe, por meio de um processo de seleção rigoroso, e já estão a todo vapor com suas atividades no Esquadrão. Conheça um pouco de cada um desses novos integrantes:

2º Sargento Lemos

Um desses novos integrantes é o 2º Sargento Lemos, especialista em Manutenção de Aeronaves, com quase 18 anos de serviços pela Força Aérea Brasileira (FAB). Na sua larga experiência pela FAB, já passou por diversas unidades e regiões do país. Natural de Belém (PA), após se formar na EEAR, serviu na Base Aérea da sua terra natal nos extintos Parque de Material Aeronáutico de Belém (PAMA-BE) e Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), além da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA). Posteriormente, retornou para servir na EEAR antes de ser transferido para a Academia da Força Aérea (AFA), onde trabalhou na manutenção das aeronaves T-25, utilizada na instrução aérea primária dos cadetes aviadores do segundo ano, último local de trabalho antes de ingressar na Fumaça, onde agora integra a Oficina de Célula. “Integrar a Esquadrilha da Fumaça é uma oportunidade de obter muito conhecimento na área profissional, além da possibilidade de conhecer novos lugares e culturas”, afirma o Sargento Lemos.

3º Sargento Faria

Da mesma especialidade, o 3º Sargento Faria já estava habituado com a manutenção da aeronave A-29, porém, em outra unidade da Força Aérea, em Porto Velho (RO), a Ala 6, onde fica baseado o 2º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação, conhecido como Esquadrão Grifo. Ingressou na EEAR em 2012 e se formou em Manutenção de Aeronaves. Em Porto Velho, além de encarregado da Oficina de Células, atuou também como mecânico operacional de voo da aeronave de transporte C-98 Caravan. Nas palavras dele, é um privilégio e a realização de um sonho agora servir na Fumaça: “Continuarei a minha missão na área de manutenção, contribuindo da melhor forma para o cumprimento da missão da Esquadrilha da Fumaça”, afirma o especialista natural de Cruzeiro/SP, “terra do Coronel Braga”, como bem faz questão de frisar.

3º Sargento Alisson

“É um sonho realizado e um privilégio fazer parte desse time de profissionais altamente qualificados e  competentes, além do prazer imenso de representar a FAB”. Com essas palavras e fechando a lista de novos Anjos da Guarda da Fumaça em 2019 está o 3º Sargento Alisson, especialista em Serviços de Informática, que ingressou na FAB em 2013, por meio da Escola de Especialistas. De lá para cá, já atuou em atividades relacionadas à Tecnologia da Informação da AFA e do Grupamento de Apoio de Pirassununga (GAP-YS), até ser selecionado para integrar a equipe de Anjos da Fumaça.

Muito além da especialidade

Além das atividades específicas de suas especialidades de formação, todos os Anjos da Guarda realizam outras atividades e se deslocam nas missões de demonstração do Esquadrão, como em atividades operacionais de pista, com a manutenção preventiva e após cada voo, e de divulgação. Assim, nos bastidores, todos atuam para que o público possa assistir ao espetáculo apresentado pelos pilotos e conhecer um pouco mais das atividades da Força Aérea Brasileira.

Para ser um Sargento da FAB, é necessário prestar um exame público de seleção que é aberto anualmente. Além da etapa de conhecimento, possui fases de inspeção de saúde, psicológica e teste físico. A Escola de Especialistas de Aeronáutica forma militares em 28 especialidades técnicas, abertas para homens e mulheres que podem prestar o concurso com idades entre 17 e 25 anos. Para saber mais, acesse a página da Força Aérea Brasileira em www.fab.mil.br

Texto: Tenente Marcus Lemos

Revisão: Capitão Grothe